Os Arquivos dos Semideuses – Rick Riordan

 

 

 

 

 

“Querido jovem semideus,

Se você está lendo este livro, só posso me desculpar. Sua vida está prestes a ficar muito perigosa.”

Sr. Rick Riordan, escriba sênior

 

 

 

Se você é fã da série Percy Jackson e se sentiu carente com o final de suas aventuras, anime-se: Os Arquivos dos Semideuses, volume complementar a série, está aí para te ajudar!

 

Desde o seu lançamento, Os Arquivos dos Semideuses me conquistaram e provocaram um desejo enorme de poder explorar algumas aventuras extras de Percy Jackson. Ao ser mega presente com ele (mais uma vez, obrigada Mi!), não pude deixar de lê-lo urgentemente.

 

O livro é curtinho, tem pouco mais de 150 páginas, e contém a mesma magia e fluidez que os livros da série. Infantil? Não considerei. Contém spoilers? Nem um pouco (para quem leu ao menos os três primeiros livros da saga!). Então por qual motivo ele é imprescindível de ler? Por ser esclarecedor e fornecer alguns pontos da história necessários para compreensão da série.

 

Os Arquivos dos Semideuses não deve ser considerado um “livro” (por não ter uma única história), mas sim, como indica o título, um arquivo com informações e histórias especiais para a elucidação do universo meio-sangue. Ele contém três histórias inéditas de Percy Jackson:

 

1. “A Quadriga Roubada”, onde Percy encontra Clarisse, filha de Ares, enfrentando problemas em achar – e devolver – a tempo a quadriga de seu pai, esta roubada por seus irmãos (deuses menores). E para ter sucesso nessa missão, Clarisse vai precisar da ajuda de Percy.

 

2. “O Dragão de Bronze”, em meio à captura da bandeira, Percy e Beckendorf desafiam Silena e Annabeth, mas o maior perigo é enfrentar o dragão de bronze.

 

3. “A Espada de Hades”, Percy, Thalia e Nico são recrutados por Perséfone para recuperar a espada de Hades e evitar que a mesma seja usada pelo exército de Cronos.

 

Para fechar a composição dos Arquivos dos Semideuses, há entrevistas com os campistas Clarisse, irmãos Stoll, Annabeth, Percy e Grover, além de cruzadinhas, mapa do acampamento e fichas com características dos principais deuses e semideuses (estranhamente posicionada no meio da história “A Espada de Hades”).

 

O livro é muito bem diagramado (salvo ressalva anterior) e contém detalhes a mais para complementá-lo, como ilustrações e imagens (em páginas especiais estilo fotografia), e alguns detalhes gráficos (como na parte de entrevista), dando uma leveza maior à leitura.

 

O mais interessante do livro são as histórias, pois elas preenchem lacunas deixadas no decorrer dos livros e esclarecem determinadas passagens de suma importância para o final da saga. Tem-se a impressão de as histórias terem sido “cortadas” dos livros, como se na verdade fossem capítulos extras. Tal impressão vai de encontro com as indicações do próprio Rick Riordan, que afirma que a leitura dos Arquivos dos Semideuses deve ser feita entre os livros A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano (resenha aqui). O que eu, infelizmente, vou ter que concordar (li no final de toda a série e senti que deveria ter lido antes).

 

Enfim, o livro é ótimo e pedida certa aos fãs da série. Engraçado, com o bom humor característicos de Percy Jackson e com muito material inédito. Precisa de mais incentivo que isso? Claro que não, Os Arquivos dos Semideuses é imperdível! Explore-o!

 

“Que os deuses estejam com você, jovem semideus!”

 

 

 

 

Título Original: The Demigod Files

Título Nacional: Os Arquivos dos Semideuses

Autor: Rick Riordan

Ano de Lançamento: 2010

Número de Páginas: 168 páginas

Editora: Intrínseca

Sinopse: Rick Riordan, o autor da série Percy Jackson e os olimpianos, assina agora o guia pelo qual todos os fãs esperavam: Os arquivos do semideus. Além de três histórias inéditas com Percy e seus companheiros, o livro traz jogos, perfis ilustrados, entrevistas com os principais personagens da saga, o mapa oficial do Acampamento Meio-Sangue e dicas de como se preparar para uma temporada de treinamento - incluindo uma espiada exclusiva no que Annabeth Chase leva em sua mala.

 

Minha avaliação:

«««««

13 comentários:

KaahCullen_ disse... [Responder comentário]

Preciso ler essa serie seriao man
só li os 2 primeiros *-*
Adorei a resenha flooor
bjo bjo

Guardiã da Meia Noite disse... [Responder comentário]

Eu tenho que começar logo a ler esta saga...uma vergonha a minha filha já leu todos tb!! heheeheheh

Como sempre suas resenhas estão matando a pau!!

Thay Gomez disse... [Responder comentário]

Aaaaah!
Eu quero!!

A capa ficou fofa demais, e eu já estava interessada desde que li "Se pôs as mãos neste livro, sua vida está em grave perigo" hehehe

Bjoss Rê

Jô Lima disse... [Responder comentário]

sou suspeita para falar...amo Rick Riordan e mais ainda Percy Jackson...eu queroooo
Bjôs

Mi disse... [Responder comentário]

Só li os três primeiros livros da série e parei :/
Preciso voltar URGENTEMENTE! :)

Com essa sua resenha, me fez querer voltar a ler mais rápido ainda :P

:* rê

P.S: #pulando porque já estou vendo resenha do meu presente :)

Mari's World disse... [Responder comentário]

Mais uma MEGA resenha da minha amiga!!!

Tenho tanto orgulho dela *.*

Amei a resenha, flor, li so ate a metade do primeiro livro da série, mas pretendo (tentar) ler o reto.

Bjssss

Julia Nevares disse... [Responder comentário]

Estou lendo tantas resenhas boas de Percy Jackson - inclusive da Thai no nosso blog - que já estou ficando com vergonha de nunca ter lido haha
Sua resenha só me fez querer ler todos o mais rápido possível! adorei!
beijos
Mel, Defatto! & Três Lápis

Gabi Orlandin disse... [Responder comentário]

Ah, eu já li todos os livros e realmente senti que faltava algo na história. Se eu soubesse, teria lido este "guia" antes. Mas valeu a indicação, quem sabe eu vou ler, sim.

Dani Haendchen disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Salomé Margot disse... [Responder comentário]

Eu queriiia, mas como só li o primeiro livro da saga, não me estimulei a comprar ele ainda.
/"

Mariana Reis disse... [Responder comentário]

Esse livro me pareceu muito legal, como todos os outros da série, estou terminando o último e logo o lerei.
Mariana Reis [meumundomeublog.blogspot.com]

Guto Fernandes disse... [Responder comentário]

Aiiiiiiiin, não acredito que não comentei neste post!!

Ainda não li Os Arquivos do Semideus, embora tenha uma grande vontade e essa resenha como de costume só me fez aumentar ainda mais o desejo!!

Uma das coisas que mais gostei no livro foi a arte e o cuidado que tiveram na edição, fazendo-o até mesmo com capa dura (*.*)

Adorei a resenha, como sempre hehehe cada vez que leio uma fico com mais vontade ainda de ler o livro em questao, ou tentado a experimentar se for algo totalmente novo para mim...

Meus parabéns amor...!!! Beijos!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

eu ja li todos da serie do percy e tenho todos os livros publicados pelo rick riordan menos esse
EEEEEEEEEEEUUUUUUUUU NESSECITOOOO

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo