O Último Olimpiano - Rick Riordan


“É difícil achar graça em pegadinhas quando a sua vida já parece uma”.
Percy Jackson e o Último Olimpiano, página 49



Falar sobre Percy Jackson e o Último Olimpiano exige no mínimo uma review sobre essa incrível história, que chega ao ápice nesse quinto e último volume da saga.


Percy Jackson, um adolescente normal e com grande tendência a problemas, é dislexo e possui transtorno de déficit de atenção, vive com sua mãe e padrasto uma vida o mais tranqüila que se possa imaginar por morar em Nova Iorque. Essa vida “normal” muda completamente quando sua professora de matemática o ataca e põe seu mundo de pernas pro ar ao se transformar num monstro mitológico – e horrendo. A partir desse momento, Percy Jackson é exposto ao mundo que julgava não mais existir, um mundo mitológico, onde Deuses Olimpianos ainda reinam, se envolvem com humanos e geram semideuses, como ele mesmo. Além da encantadora magia por detrás da mitologia, os seres malignos e temidos em outras eras também permaneceram vivos, monstros como as Fúrias e o Minotauro, que tem como sua missão atual extinguir a existência dos meio-sangues (como os semideuses - filhos de Deuses com humanos - são chamados).

Não bastasse a surpresa por se deparar com esse mundo, Percy descobre que é filho de Poseidon, um dos Três Grandes  - os deuses Zeus, Poseidon e Hades -, os quais não poderiam ter filhos mortais após o prelúdio da Grande Profecia. Sob o olhar atento dos campistas e instrutores, Percy tenta se adaptar ao Acampamento Meio-Sangue com a ajuda de seu amigo sátiro, Grover, e da desconfiada e inteligente Annabeth, e juntos buscam contornar a Profecia que tanto atormenta a vida de Percy.

Ao longo de suas aventuras conhecemos inúmeros personagens, cada qual muito particular e marcante, como Tyson, Rachel, Thalia, Zoey, Artemis, Dedálo e Luke. Os personagens surgem e se misturam facilmente a exploração perfeita que Riordan faz da temática mitológica, contemplando os aspectos peculiares dela com a construção de seus personagens na ambientação atual.

Em uma história sobre escolhas, perseverança e amizade, Percy Jackson se aventura pelos enigmáticos caminhos da mitologia grega, numa narrativa que esbanja bom humor, ação e um grande conhecimento histórico. Saiba mais sobre os volumes da série:



O Ladrão de Raios – volume 1

Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.




O Mar de Monstros – volume 2

Sinopse: Segundo volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.




A Maldição do Titã – volume 3

Sinopse: Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente… e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.




A Batalha do Labirinto – volume 4

Sinopse: O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses – o Acampamento Meio-Sangue – não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão – deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo – um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.



ALERTA DE SPOILERS PARA QUEM AINDA NÃO LEU OS OUTROS LIVROS!!


“Um meio-sangue, dos deuses antigos filho
Chegará aos dezesseis apesar dos empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar”
                                                  Percy Jackson e o Último Olimpiano, página 58


Em Percy Jackson e o Último Olimpiano nos deparamos com o desfecho da profecia a qual Percy está (ou não) destinado a cumprir: ele irá salvar ou destruir o Olimpo? Numa trama envolvente e explosiva, Percy precisa lutar contra a iminente investida do titã Cronos e seu exército ao Olimpo, enfrentando perigos jamais imaginados.

O livro já inicia com muita adrenalina e ação, quando Percy necessita impedir o avanço das tropas aliadas de Cronos e encarar seu maior – e antigo – inimigo: Cronos, no corpo de Luke. Um navio lotado de monstros, titãs e semideuses desacreditados, Percy e Beckendorf embarcam no Princesa Andrômeda a fim de afundá-lo e por fim a investida de Cronos. Mas o que ambos não esperavam era serem descobertos, e o pior de tudo, descobrirem que entre eles – os meios-sangues do Acampamento – havia um espião.

Em meio a lutas e perdas, Percy precisa da união de seus amigos para vencer essa batalha, mesmo sabendo que um deles pode ser seu inimigo. Ele precisa fazer sua escolha, mas será que ele estará pronto para ela? Percy sucumbirá à proposta de Nico? Ele cometerá os mesmos erros que os outros heróis? Em meio às dúvidas e escolhas a seguir, Percy descobrirá que o rumo certo a tomar é deixar o destino seguir seu próprio curso e assim formar o futuro reservado a cada um... mesmo que ele inclua o seu próprio fim.

“Estou aqui porque, quando tudo mais dá errado, quando todos os outros deuses poderosos partem para a guerra, sou o que resta. O lar. A lareira. Sou o último olimpiano. Você deve se lembrar de mim quando enfrentar sua decisão final”
                                                  Percy Jackson e o Último Olimpiano, página 106


Muitas lacunas da história são reveladas ao longo do livro, como o motivo por detrás da escolha de Luke, o início de sua amizade com Annabeth e Thalia, o porquê do sumiço de Grover e qual a proposta de Nico para Percy... Enfim, muitas aventuras para explorar!

Numa verdadeira viagem mitológica, Rick Riordan esbanja sabedoria e desenvoltura ao compor uma narrativa suave e descontraída, composta por uma riqueza ímpar de detalhes, história e sentimentos. Por ser uma narrativa em primeira pessoa, o leitor é transportado para o cotidiano pitoresco de Percy, divertindo-se com suas observações “peculiares” e espirituosas e emocionando-se com os sofrimentos, angústias e perdas durante a dura jornada de ser um meio-sangue.

Uma série que me ganho no primeiro livro, me prendeu a todas as aventuras e angústias de Percy e sua turma, me fez torcer fervorosamente, e que no final, se consagrou como épico. Digno de ler e se emocionar, e guardar os volumes para reler e matar a saudades sempre, nunca deixando essa grande história ser perder entre outras. Uma aventura divertida e contagiante, recheada de ações e batalhas, um sutil toque de romance, uma bela lição de amizade e o choque do inesperado... uma série surpreendente e excepcional!

Aventure-se pela mitologia e deixe-se levar por Percy Jackson e os Olimpianos!!



Título Original: The Last Olympian
Título Nacional: O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 384 páginas
Editora: Intrínseca
Sinopse: Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha às ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.

Minha avaliação:
«««««




ps: Sou fã incondicional da série. AMO muito os livros e os personagens que, de alguma forma, marcaram a minha vida por suas histórias e lições. Como gosto muito de Percy Jackson, resolvi presentear dois (02) seguidores, que comentarem nessa postagem, com um kit de marcadores cada (veja aqui!). E nada de comentários do tipo: “Estou participando”, “Quero os marcadores”, “Me dá eles”... mas comentários a respeito de sua opinião sobre a saga e/ ou a resenha. O sorteio será feito pelo Random.org, quando a resenha atingir 15 comentários ou na quinta-feira pela manhã. Essa é minha singela forma de agradecer o carinho de quem acompanha o blog!!! Espero que gostem dessa surpresa =)

18 comentários:

disse... [Responder comentário]

Gente... esqueci de postar o link hahaha!

Enfim... é esse ai: http://twitpic.com/33cjp1

Augusto Moitas disse... [Responder comentário]

Cara, Percy Jackson é a MELHOR(sim é a melhor) serie do mundo. eu acho ela assim... magica. Eu acho que ela te faz viajar por um mundo incrivel, em que muitas pessoas gostariam de viver. Eu sei que é meio dificil de confiar em mim, principalmente pois sou fã FANATICO, mas sim, vale MUITO a pena ler. ;D
E esse final é IMPRESSIONANTE. Eu fiquei de boca aberta. Muito bom. E essa resenha Rê, esta PERFEITA. Adorei

Beijão, Guto

EricaMarts disse... [Responder comentário]

Eu adoro essa série, e já li os 2 primeiros livros.
Então passei direto pelos spoilers.
Adoro mitologia grega e amei essa versão mais moderna.
Só não sei se nos próximos livros da nova saga os personagens principas desses livros vão aparecer de novo.
Tomara que sim.

Bye

KaahCullen_ disse... [Responder comentário]

QUERO MUIITO LEEER
Só li os 2 primeiros, ameei
li por cima a resenha, pk ainda nao li os outros
bjokas

@kaahcullen_

Books, Friends & News disse... [Responder comentário]

Amiga ficou SHOW O POST!!!!

Quem ainda não leu Percy Jackson depois desse post bem explicativo apesar dos spoilers vai correr para ler

Pra mim Percy Jackson curou um pouco minha carência de HP.

E pra quem gosta de mitologia é indicado

Otima resenha amiga, ficou ótima.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nao li por causa dos spoilers
nao li os livros =/
Mesmo assim deve ter feito uma resenha perfeita
=**

Mandy_Leelan disse... [Responder comentário]

Confesso que ainda não li Percy, só vi o filme!
kkkkkk

Mas já está na minha lista vai ser minha próxima série.

Bjus Sister Ree, muitoo bom o blog como sempre *-*

Thais Priscilla disse... [Responder comentário]

Eu ainda não li nenhum livro de PJ, mas quero muito ler. Não aguentei e li o post todo, mesmo sabendo que podia haver algum spoiler.. bem, eu espero poder me apaixonar pela saga de Percy Jackson assim como você e tambem, que nao demore muito pra isso acontecer HSUAHUSAU

Nine Stecanella disse... [Responder comentário]

Oie Rê! Tenho toda a coleção de Percy Jackson mais ainda não li. É claro que a curiosidade me mata e sempre pego os livros pra dar uma espiadinha. Mas como quero ler toda a série de uma vez, vou esperar o semestre terminar. Adoro ler as resenhas porque me dá mais animo de ler. E tô vendo que vou adorar a série.

Beijos.
Me inclui nesse sorteio!

Guto Fernandes disse... [Responder comentário]

Eu Adoreeeiiii a série... Simplemente é perfeita pra quem ama mitologia grega e histórias de ação e fantasia! Li todos eles de uma maneira que cada capítulo era devorado como se fosse apenas uma linha... Saudades já deles...
Mas para nosso deleite já temos Hérois do Olimpo a vista!!!

Adorei o post Rê, trouxe boas lembranças de uma época não muito boa(rs), mas em fim é isso!

Bjuss!

Mi disse... [Responder comentário]

Li os três primeiros da série e gostei MUITO! Adoro histórias com mitologia, fantasia,... e com certeza essa é uma das melhores sagas que li até agora!
Não vejo a hora de terminar e espero que seja breve!
Parabéns pelo post ^^
Sucesso com o blog :***

'Dani disse... [Responder comentário]

Simplesmente perfeita a série!! :D
eeee, o melhor de tudo?! foi ela que nos uniu!! *-* *muito grata a ela por isso!*

a saga me marcou muito, nao somente pela mitologia e pelo romance, mas principalmente, pela amizade, que a meu ver é a base do livro.
Nenhum personagem iria conseguir, de fato, passar por todas as dificuldades sem os amigos, que estão sempre lá *-*

Booom, já falei demais'-' ahsuhasuahsu
=*

Ps. Amei osmarcadores, eu qro*-*

Danilo Adriano Nunes Barbosa disse... [Responder comentário]

Eu amei o final desta série. Consistente e bem escrito, não deixou nada a desejar com o resto da série. Compensa ler sempre!

Mari's World disse... [Responder comentário]

So li o primeiro ate a metade, mas agora vou ler o resto. Minha amiga, Rê, me convenceu de tanto que ela fala desses livros *-*

Nanda Meireles disse... [Responder comentário]

Ah Rê! Eu adorei os dois primeiros livros, estou paquerando os seguintes há um tempão! rs
Confesso que não li toda sua resenha porque me recuso a saber o que vai acontecer antes da hora hahaha. Mas depois que eu ler tudo, volto e comento algo decente, rs
Bjussss

Ká Guimarães - Mk Design e Arte disse... [Responder comentário]

Tenho vergonha de dizer que não li nenhum destes livros acredita?, mais esta para minha lista do ano que vem, espero não me arrepender =D
Bjkas Sumida, passa no blog resenha de VA 5

http://acordeicomvontadedeler.blogspot.com/2010/11/resenha-spirit-bound-va-5.html

bjkasssssssssssss
Saudade de falar com vc =D

Anônimo disse... [Responder comentário]

Dá pra acreditar que eu tenho o livro 1 de Percy e ainda não li...são tantos livros...e o tempo anda curtíssimo!!!
Mais uma vez, Rê...parabéns pelo blog! ADORO!

Little Júlia disse... [Responder comentário]

OMG. Eu amo essa serie. Eu já li esse livro, mas é sempre bom saber as opiniões dos outros. Sua resenha foi perfeita. Eu não chorei quando o li o livro ( li 3 vezes já) mas a sua resenha me fez derramar lagrimas, ainda mais na citação de Hestia. Parabéns pelo blog, que está INCRIVEL, primeira vez que venho aqui e me encantei. Continue assim.

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo