Discussão Literária: Importância de uma boa capa


Discussão Literária: Importância de uma boa capa


"Não julgue o livro por sua capa"
Todos já ouvimos essa frase e, no entanto, como bookaholics, sabemos que nada pode estar mais longe da realidade do que 'não julgar um livro pela capa'. Afinal, sinceramente, os designers não gastam sua preciosa criatividade e seu tempo pra nada, não é?
E é por isso que me pergunto: Qual será o tamanho 
da influência da capa na hora da compra de um livro? 

Pessoalmente, como a amante da capas que sou, elas me influênciam bastante, e estão ali para isso mesmo. Capas chamam a atenção e muitas vezes definem o público alvo daquele livro específico. A verdade é que ninguém quer andar por aí com um livro que tem uma capa que causa vergonha, e, admitam, todos já abaixamos o livro ou escondemos sua capa constrangedora quando em público. 



A sinopse, o autor, a tradução, a editora, todos esses são fatores que nos levam -ou não- à compra de um exemplar, mas a capa é o que primeiro nos chama a atenção, e por isso merece um olhar mais atento das editoras. Cansamos de ver capas horríveis que nos fazem manter distância de certos livros, normalmente nacionais, o que é uma pena, pois nos afasta ainda mais de um 'núcleo' literário que deveríamos apoiar.

Além disso, a capa deveria passar a ideia central da história, como uma sinopse visual do livro, mas não é raro encontrar uma capa com, por exemplo, uma menina ruiva fazendo carão em pé em uma praia na capa de um livro que se passa em um vale e não tem nem mesmo um personagem ruivo.

Pior que isso é o descaso de algumas editoras com os leitores ao mudar as capas de uma série na metade, fazendo com que os livros pareçam pertencer a duas coleções completamente diferentes! Não consigo imaginar como alguém pode achar isso uma boa ideia... Afinal, quem não quer que os livros combinem na estante? Que formem um conjunto de verdade?

Pode parecer frescura, mas as capas são o 'cartão de visitas' dos livros e suas editoras, e deveriam ser tratadas como tal.

E vocês, gente, que acham deste assunto? As capas são importantes pra vocês? 

8 comentários:

Tayná Schuh disse... [Responder comentário]

São importantes sim ! Geralmente eu também julgo o livro pela capa, não sei se eu deveria fazer isso mais faço rsrs

o teu blog é divino, parabéns.

Bjs @_Megussta
diarioschuh.blogspot.com

leitura hot disse... [Responder comentário]

Concordo plenamente com vocÊ!

Bjus
Amanda
@leiturahot

Alu disse... [Responder comentário]

Não ligo nada a capas. Alguns dos piores livros que já li tinham capas muito lindas, mas o conteúdo deu-me vómitos. Prefiro andar com um livro de capa velha e feia, mas com um conteúdo interessante, do que com um livro muito bonitinho e oco de conteúdo.

Cumps!
Alu

Anônimo disse... [Responder comentário]

concordo com sua opinião pq afinal vc vai na livraria e q compra um livro a primeira coisa q vc repara e a capa,tipo se for uma capa feia e tiver uma historia sensacional vc nem percebe pq n gosto da capa afinal a primeira impressão conta muito.
gostei do post foi ótimo
:D

Unknown disse... [Responder comentário]

Sim, a capa é muito importante para o livro. Se eu vou a uma biblioteca ou a uma livraria escolher um livro, primeiro eu olho a capa é depois a sinopse. Então aquele livro que talvez é até bom, mas tem uma capa ruim não terá vez comigo.
Bjos
http://jayfereguetti.blogspot.com
@jayfereguetti

Vulcka disse... [Responder comentário]

Concordo plenamente! Às vezes me deparo com capas tão lindas que nem sequer leio a sinopse, já tendo despertado total interesse pelo livro. Não que uma capa feia não possa conter uma linda história, mas a questão é a atração; todo leitor sente vontade de pegar um livro lindo nas mãos. Até porque, para chamar aquele livro que você tanto ama de PERFEITO, ele não pode ter defeitos, óbvio. Bem, uma capa pouco elaborada é inegavelmente um defeito.

Mi disse... [Responder comentário]

Eu sou daquelas que compram livros pela capa... haha
Mas claro que é interessante ler as informações a respeito do livro! ;D

:*
Mi
Inteiramente Diva

. disse... [Responder comentário]

Quando vou à bibliotecas ou livrarias olho primeiramente a capa. De fato faço o que todos dizem para não fazer, inclusive eu mesma, julgar o livro pela capa. Mas não quer dizer que não leio livros que a capa é desinteressante, imagina... Já li vários livros sem capas atraentes. Mas é claro que a capa deve ser bonita, ao menos apresentável, porque senão eu até perco o interesse em ler a sinopse. E sobre mudar a capa no meio da saga, não acho legal porque você já está acostumada com aquele tipo de capa, então é mais agradável que os outros sejam ao menos parecidos.

(Como eu falei capa, capa, capa, haha.)

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo