Toda Garota Quer – Larissa Siriani

 

 

 

 

 

“A vida é mesmo uma coisa muito engraçada... mas, principalmente, muito injusta.”

Toda Garota Quer, página 50

 

 

 

Dora Diniz tem 17 anos e ao longo de sua vida, sempre fez tudo o que os outros esperavam: era certinha, estudiosa e o modelo perfeito de menina. No entanto, o que Dora mais queria era deixar de ser a nerd e comum, ruiva e branquinha e mais uma adolescente sem rumo na vida. E então surge Jake, o cara perfeito e apto a tirá-la deste mundinho. Mas a perfeição não dura muito, e com ela vem à traição e a decepção com o fim do namoro de ambos.

 

Agora, recém-formada no Ensino Médio, Dora está pronta para, novamente, fazer tudo o que esperam de si: cursar uma faculdade e ter um emprego de sucesso. Mas antes de realizar os sonhos dos outros, Dora terá um tempo para aproveitar um pouco da vida tendo apenas a companhia de si... Ou era isso que ela pensava.

 

Aquela era para ser uma semana de recomeços e recomposição, uma forma de se preparar para o futuro que não desejava para si, mas que não via outra alternativa a não ser vivenciá-lo. Então surge Tomáz, trazendo a tranquilidade e segurança que ela tanto desejava. Mas além de ser uma fonte de companhia, Tomáz acaba despertando sentimentos pelos quais Dora não estava preparada. Sendo tudo o que sonhou para si, Dora agora tem a chance de realmente viver um amor verdadeiro e pleno. Mas será que ela está pronta para isso? Seria Tomáz tudo o que ela – e toda garota – quer? Isso ela está prestes a descobrir!

 

“Por que não? O que havia de errado nas mocinhas da história deixarem o drama de lado e procurarem a paz interior de vez em quando?”

Toda Garota Quer, página 24

 

Como vocês já devem ter percebido, o Guria que Lê é fiel apoiador da literatura nacional e este era um dos meus maiores objetivos com o blog: conhecer e valorizar a escrita dos nossos autores. Um ano atrás, eu tinha receio de ler essas obras... Hoje, eu faço questão de investir nelas, comprando os livros e divulgando-os. Foi assim que conheci a Larissa Siriani, e todo o seu trabalho como autora. Quando foi lançada a ideia do book tour, eu corri pra me inscrever, e por pouco – digo, MUITO pouco -, não perdi essa oportunidade (quase perdi o prazo hehe). Mas valeu a pena! A Larissa demonstrou em seu livro o porquê devemos ler obras nacionais e me motivou a querer conhecer seus demais livros (Ardente Perigo é outro book tour que o Guria participa!).

 

Em Toda Garota Quer, a vida amorosa – e frustrada – de Dora é explorada, ressaltando as dores da traição e a ânsia ao se deparar com alguém interessante e bem intencionado. Suportando a perda e a magoa, ela tenta se refazer e recomeçar durante uma viagem para Ilhabela, mas a solidão que almejava é substituída – e muito bem – por Tomáz, um sincero e apaixonado rapaz. Ao mesmo tempo em que se envolve com Tomáz, Dora começa a curar as feridas deixadas por Jake e se questionar quanto ao futuro que optou para si a fim de agradar sua família. Entre conversas, risos e momentos de descontração, ambos se envolvem em um sentimento espontâneo e verdadeiro.

 

Numa típica história de romance adolescente, Larissa traz as esperanças de um amor onde o respeito e a compreensão falem mais alto. Traduzindo as frustrações e as ânsias das garotas nesta fase da vida, a autora soube explorar pontos que condizem com passagens reais, facilitando aos leitores em se identificar com a obra.

 

Pela pequena quantidade de páginas, alguns pontos da história não foram bem descritos e às vezes, a narrativa era acelerada demais. Os personagens, apesar de bem apresentados durante o livro, não foram muito aprofundados em suas características e histórias paralelas. A temporalidade, algo que – para mim – é essencial para uma história, e fato que sempre reparo em minhas leituras, foi um pouco ‘curta’ demais, pois o enredo transcorre em apenas uma semana... Tempo curto para sentimentos serem aflorados com intensidade, a meu ver.

 

Com uma leitura leve e rápida, Toda Garota Quer é uma opção nacional para os ávidos por romances e momentos impulsivos da juventude! Boa leitura!!

 

71058_216169690840_6480306_q

 

 

Título Original: Toda Garota Quer

Autora: Larissa Siriani

Ano de Lançamento: 2010

Número de Páginas: 89 páginas

Editora: Madio Editorial

Onde Comprar: Autora

Sinopse: Dora tem 17 anos,acabou de terminar o colegial e é uma garota completamente frustrada. Depois do fim do seu relacionamento com o garoto supostamente perfeito, mais o fato de que o seu futuro parece completamente errado pra ela, tudo o que ela mais quer é recomeçar e esfriar a cabeça. Pra isso, vai parar sozinha em Ilhabela, para uma semana de sossego. Estes eram os planos. Antes, é claro, de ela conhecer Tomáz. Ele é tudo o que ela - e qualquer uma! - morre pra ter, mas será que Dora está pronta pra outra?

Avaliação: «««

5 comentários:

Mika disse... [Responder comentário]

ah! eu gosto de ver que a literatura nacional está crescendo, apesar que leio MUITO pouco eles =/ mas depois de 2012 eu percebi que a coisa pode ser muito boa.

E o que mais me atrai, nesse inclusive, é que as personagens não estão mais no mundinho da escola, estão partindo pra faculdade, finalmente \o/

bjos

Georgia Schmitt disse... [Responder comentário]

A Re e os Livros Nacionais... assim vou ter que voltar para o Brasil para poder ler tods :D
Bjs
Georgia_Schmitt

Larissa disse... [Responder comentário]

Rê, fiquei muito feliz por vc ter gostado :D a história é mesmo bem levinha e bem fácil de se identificar, mas admito mesmo que muitos pontos não foram tão bem aproveitados. quem sabe numa próxima edição? :)
beijocas!

Gisele disse... [Responder comentário]

O livro parece ser uma graça..super simples e leve...jah esta na minha listona!!!!!!

bjus

Brenda Lorrainy disse... [Responder comentário]

Adoro dar uma chance a literatura nacinal,sempre me surpreendo! Apesar de achar a capa meio infantil gostei bastante da sinopse!

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo