O Ladrão de Raios: Graphic Novel – Rick Riordan

  
Você sonha em ser um semideus, freqüentar o acampamento meio-sangue, ter sua própria missão e ser reconhecido por seu/sua pai/mãe Deus/Deusa? Então seja bem-vindo as aventuras de Percy Jackson e os Olimpianos, em sua primeira história ilustrada!


 
Percy Jackson tem doze anos, e se considera um garoto normal para sua idade... Ou tão normal como alguém com dislexia e TDAH pode ser. Com uma tendência a não passar mais de um ano na mesma escola, Percy está feliz que, quem sabe, dessa vez permanecerá na Academia Yancy. Mas durante uma visita ao Metropolitan Museu of Art, em Nova Iorque, Percy percebe que sua sorte não mudou e se depara com a transformação de sua professora em uma fúria – ou é isso que dizem para ele depois.

 
Agora, Percy terá que correr para se manter a salvo, e com a ajuda de sua mãe e seu amigo, o sátiro Grover, ele deve chegar ao Acampamento Meio-Sangue antes que os monstros o encontrem, pois terá uma difícil missão a cumprir: recuperar o raio-mestre de Zeus, o qual foi acusado de roubar, e devolve-lo ao seu dono antes que uma guerra se instaure entre os Deuses.

 
Com um prazo curto para realizar sua missão, em conjunto com Annabeth e Grover, e completá-la com êxito, Percy enfrentará as dificuldades de ser um semideus, além da inexperiência neste mundo até então desconhecido. A mitologia grega nunca esteve tão viva e influenciadora ao mundo como agora, e Percy Jackson descobrirá na pele o quanto essa magia ainda tem forças para se erguer e determinar o seu futuro. Uma das melhores séries literárias tem sua história adaptada às ilustrações e ganha uma nova forma de atrair leitores e fãs da cultura grega.

 
PJ3
 

Essa é a primeira graphic novel que li e garanto que não poderia ter começado de melhor forma a interagir neste universo de quadrinhos como com O Ladrão de Raios. Como fã desta incrível história de Rick Riordan, a oportunidade de visualizar a narrativa do primeiro livro é algo imperdível. Não sendo especialista neste tipo de literatura, posso não ser a pessoa mais adequada para descrever a leitura de uma graphic novel, então me perdoem se não souber fazê-lo da melhor maneira, pois meu único contato com HQs eram na infância e com as histórias da Turma da Mônica (confesso!).

 
A edição da primeira graphic novel da série de Percy Jackson é ricamente construída, conseguindo captar as descrições feitas nos livros aos quadrinhos. Por se tratar de uma história ilustrada, sabe-se que grande parte do enredo do livro deve ser adaptado aos desenhos e com isso, a essência da história pode ser perdida. Esse não é o caso de O Ladrão de Raios, onde a base do desenvolvimento da narrativa é mantida (como descrito acima). O que muda apenas é que os fatos são mais rápidos, os diálogos mais curtos e objetivos e as cenas não tão detalhadas. Da mesma forma que o livro, a graphic novel é narrada em terceira pessoa.

 
PJ2
 

As ilustrações das personagens, dos locais e de todo cenário de fundo são muito bem feitas, ressaltando com precisão as características determinadas no livro. O traçado dos desenhos é primoroso e as expressões das personagens bem fiéis as cenas. Mesmo com a perda do detalhamento do livro e a conseqüente diminuição das cenas, o essencial para a montagem dela está presente nas ilustrações.

 
PJ1
 

Mesmo não se comparando com o livro em termos de narração, a graphic novel de O Ladrão de Raios é uma ótima forma de explorar o universo criado por Rick Riordan a partir da visualização das suas cenas e, também, uma oportunidade de introduzir os leitores à mitologia grega e apresentá-los a essa incrível série. Aos fãs da saga, uma nova maneira de compreender o universo meio-sangue e acompanhar as missões a qual Percy Jackson irá se submeter. Vale a pena adicionar essa adaptação as leituras e deixar seu lugar garantido junto aos demais títulos da série!

 
PJ4
 

E para dar um gostinho a mais, postei algumas fotos dos quadrinhos do livro (em péssima qualidade, mas com as melhores intenções!). Boa leitura!

 
71058_216169690840_6480306_q
 


Nome Original: Percy Jackson And The Olympians - Lightning Thief: Graphic Novel
Título Nacional: O Ladrão de Raios: Graphic Novel
Autor: Rick Riordan, Robert Venditti, Attila Futaki, José Villarrubia
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 128 páginas
Editora: Intrínseca
Onde Comprar:
Sinopse: E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcada pelo destino, dificilmente passa da a­­dolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
Avaliação: ««««

11 comentários:

Samantha disse... [Responder comentário]

Ah apesar de já ter lido o livro, eu acho esses graphic novels muito lindos!! Os desenhos são super bem feitos e nos ajudam a dar imagem a história!!


bjks
Sam

Juliana disse... [Responder comentário]

Eu também nunca li nenhum graphic novel, só quadrinhos da Turma da Mônica! hahahahaha

mas só pelas fotinhos que você tirou, dá pra ver que é muito bem feito mesmo, preciso ter *-* Sou MEGA fã do Rick e amo Percy Jackson de paixão. Aquela ilustração do acampamento meio-sangue é LINDA. E o mundo inferior com o barquinho do Caronte e os esqueletinhos *------------*

Incrível, adorei a resenha :D

Beijooo!

Ju
http://julianagiacobelli.com

Vulcka disse... [Responder comentário]

Claro que os livros são sempre melhores (pelo menos eu acho), mas é sempre bom ler uma história por um ponto de vista diferente. Muito interessante a ideia da graphic novel.
E a mim, que ainda não conheço nada Percy Jackson (nem mesmo o filme), só resta a ansiedade de ler logo essa obra tão bem conceituada!

Gisele disse... [Responder comentário]

Nunca li a série do Percy Jackson, mas morro de vontade!!!!!
Tenho o Graphic Novel de Crepusculo..acho super fofo esse tipo de publicação..espero ter oportunidade de ler essa série!!!!

bjus

Unknown disse... [Responder comentário]

Rê, acredita que ainda não li nada de Percy!? poisé, só to esperando completar a coleção para eu engatar a primeira e ir! hahaha
Mas nossa parece muito muito legal a graphic novel... eu tb não tenho muito contato com HQ em si, tive mais com mangás... mas é tudo muito bom hahah

Adorei!

Beeijos

Claudia F. disse... [Responder comentário]

Depois que vi o seu último na Caixinha do Correio, fiquei ansiosa pra essa resenha. Deve ser tão lindo o Ladrão de Raios em Graphic Novel.
Também gostei bastante da primeira imagem/ilustração (quadrinho) que aparece na resenha, que você disse que no vídeo que tinha sido a que mais gostou ...
Enfim, tô doida pra ler e ver essa coisa linda. *-*

Claudia F.

Guto Fernandes disse... [Responder comentário]

Gostei muito desta nova migração de mídias, possibilita muito bem a expansão do universo dos livros e consegue angariar ainda mais fãs para a série e futuros trabalhos do autor. E nem sei se você ficou sabendo, mas Feios também está para ganhar a sua adaptação para os quadrinhos, com roteiros do próprio Scott, logo tenho a certeza que você irá adorar *-* (e se não me engano Vampire Academy já tem duas edições ou mais publicadas).

A resenha ficou ótima, e mesmo não tendo o hábito de ler Graphic Novels você conseguiu ressaltar pontos interessantes e importantes como a fidelidade dela com relação ao original, algo na minha opinião que pesa muito na hora de ler ou ver algo que extrapole o já conhecido. Infelizmente eu não me simpatizei muito com ela, talvez pq não tive a chance de ver os desenhos pessoalmente.

Parabéns pela resenha, como sempre um ótimo texto, e bem-vinda ao mundo da nona arte (e vamos mudar esse passado de leitora de Turma da Mônica para uma fã da Marvel e Vertigo hehhe). Beijos minha linda!

devorador de letras disse... [Responder comentário]

Boa noite,
Cheguei a folhear e achei demais.
Abraços!

http://devoradordeletras.blogspot.com/

fabdosconvites disse... [Responder comentário]

Adorei esta série e tenho certeza que esta nova versão vai ganhar vários fãs.Bjs, Rose.

Maryzlane Sarah disse... [Responder comentário]

Como comentei em outro blog, não curto muito essa de livro virar HQ não, embora eu admita que se Harry Potter virasse eu compraria na hora. =D

larinha disse... [Responder comentário]

Eu preciso desse livro! Sou uma Fã do Percy *w* !!!!

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo