Miin in Wonderland #07

miin_in_wonderland

 

Olá leitores do Guria! Depois de muito tempo sem essa coluna, estou voltando pra falar não só de uma, mas de DUAS paixões! Capas... e HARRY POTTER!

 

Pra ser sincera, não achei que fosse ser tão dificil falar de Harry Potter. Eu pensei primeiro em falar das capas ao redor do mundo, como a Rê sugeriu, citar as capas brancas, que eu AMO, as capas adultas britânicas, as capas americanas antigas... Mas decidi falar das capas brasileiras. Por que? Porque foram essas capas que marcaram minha vida. Muito drama? Pode ser, mas é verdade.

 

Coleção Harry Potter

 

Me lembro de ficar olhando pras capas de Harry Potter e a Ordem da Fênix, que foi o primeiro que ganhei, procurando por detalhes, por dicas, por algum spoiler que estivesse ali, escondido, disfarçado, só esperando para que alguém atento o suficiente o descobrisse. E eles estavam ali. Alguns eu entendia antes mesmo de começar a ler, outros eu só desvendaria durante a leitura. E, quando desvendasse, fecharia o livro e voltaria a olhar para a capa, um novo tipo de entendimento, de apreciação, tomando conta de mim. Era mágico. Ainda é.

 

Então porque falar de capas estrangeiras? Capas que, pra mim, são vazias de significado e magia? Magia, que é a definição de todo o mundo de Harry Potter, não pode faltar hoje.

 

É estranho, mas as capas de Harry Potter, de todos os livros, sempre me passavam, além dos spoilers escondidos, o 'clima' do livro. Eu tenho que confessar, que com meus enormes 11 anos (mais ou menos), eu morri de medo de começar a ler Harry Potter e a Ordem da Fênix. Alguém pode me culpar? A capa é sombria, a expressão no rosto do Harry denuncia o medo, e define o que eu senti antes de abrir o livro. E até durante.

 

 

E as capas vão amadurecendo. Deixando de ser infantis e coloridas para serem mais adultas e sombrias, elas cresceram com a gente, com os fãs. Por isso Harry Potter marcou minha vida. Porque eu cresci com ele, com Rony, Hermione, com as lições de magia, jogos de quadribol e, porque não, com as capas dos livros. Por isso eu digo que nenhuma série jamais será, para mim ou para aqueles que cresceram com Harry como eu, como Harry Potter é. E quem se tornou fã 'depois de grande' também não pode entender isso. Eu sei, soa mau, soa cruel, mas é verdade. Harry Potter é, pra mim, um amigo de infância, alguém sempre em meu coração, e todos sabem o que isso significa.

 

Ok, pra não dizerem que não tem nenhuma capa diferente nesse post, vou dividir com vocês duas favoritas no mundo Harry Potter: as capas russas -lindas de morrer- e as capas pretas modernas (acima), desenhadas por uma fã, mas que, infelizmente, não estão a venda. Agora, alguém duvida que eu vou pôr minhas mãos nas capas russas? Nem eu.

 

7 comentários:

Ana Death Duarte (personaldeath) disse... [Responder comentário]

As capas "minimalistas" feitas por fã bem que poderiam ser disponibilizadas em alta pra quem quisesse imprimir e fazer tipo dust jacket com elas, neh? Foram as que mais gostei XD

Vulcka disse... [Responder comentário]

As capas Russas são lindas mesmo, mas para mim as brasileiras sempre serão as melhores, porque foram as que guardaram e protegeram os livros que eu li *--*
Infelizmente não tive o prazer de ler a saga com 11 anos, pois na época eu não saía da minha cidadezinha e nela não se tem acesso à bons livros. Só aos 16 consegui pôr minhas mãos, olhos e alma na parte escrita dessa história fantástica, mas antes tarde do que nunca.
ParaSempreHarryPotter! S2

c8ris disse... [Responder comentário]

ai que nostalgia me lembro do meu primeiro livro da serio "a câmera secreta" tinha 12 anos sei como você se sente em relação a serie
estou muito ansiosa pra assistir o filme no sabado ^^

Duds disse... [Responder comentário]

Nunca tinha visto essas capas russas, adorei. Um dia compro os livros russos de HP e te dou de presente, yayá ahieuoaius (hug)

Paloma disse... [Responder comentário]

Entendi perfeitamente o que você disse! Também cresci com o Harry, comecei a ler com 11 anos. É como se os personagens fossem alguns dos meu amigos mais antigos Dá até tristeza quando acaba, né?

AMEI as capas russas! Achei lindas demais!

Guto Fernandes disse... [Responder comentário]

Adorei essas capas russas, mesmo não tendo como ter uma visão detalhada delas parecem serem lindas. O que já não posso dizer das outras feitas por fãs. Não sei por que, mas elas não conseguiram me cativar como as originais ou as nacionais que me lembram sempre certos momentos dentro de cada livro. Enfim é uma saga memorável que sempre irá figurar entre grandes nomes como Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia e As Crônicas Vampirescas!

Um ótimo post, cunhada! Parabéns por ele e essa é uma paixão que não tem como evitar ou esconder!

Gisele disse... [Responder comentário]

Não sou muito fã de Harry Potter, mas as capas Brasileiras são muito mais legais (minha opinião)!!!!!!!

bjus

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo