Fazendo Meu Filme 1 – Paula Pimenta

 

FAZENDO_MEU_FILME_1_1293070835P

 

 

 

“Desliguei o computador, fui até a cozinha e voltei com uma lata de leite condensado. Liguei a minha televisão, coloquei o DVD do Diário da Princesa e deitei debaixo do edredom, para assistir e entender de uma vez por todas que a vida nunca ia ser perfeita como um filme.”

Fazendo Meu Filme, página 273

 

 

 

Sabe aquele livro em que a história se confunde com a sua? Onde você sente as emoções que o personagem vivencia? Aquele em que você vibra, chora, ri, luta e fica ansiosa pelo que vem pela frente? Pois é assim que Paula Pimenta me fez ser parte de “Fazendo Meu Filme”.

 

Estefânia, ou simplesmente Fani, é uma adolescente de 16 anos, que tem uma grande paixão por filmes e cinema. Tímida, “fechada” e com poucos (mas grandes) amigos, Fani vive os sonhos e as fantasias de uma paixão platônica pelo seu professor de biologia, Marquinho. Ao lado de Gabi e Leo, seus melhores amigos, Fani aproveita o que a adolescência traz de bom.

 

Porém tudo muda quando sua mãe resolve incentivá-la a realizar um intercâmbio de um ano, e em pouco menos de um mês, os preparativos para sua viagem entram em cena.

 

Com a iminência de sua viagem, as coisas mudam. Sob uma forte desilusão amorosa e a sugestão de um possível interesse de seu melhor amigo Leo nela, as confusões na vida de Fani começam a interferir nos seus sentimentos. Correndo contra o tempo, Fani precisa controlar o ciúmes que a afasta cada vez mais de Leo, tentando provar a si mesma que ele é mais que um bom amigo, ao mesmo tempo em que prepara as malas para a tão esperada viagem à Inglaterra. Será que um mês é suficiente para transformar uma forte amizade em um grande amor? E o amor, é forte o suficiente para que a distância não o acabe? Conheça Fani e a incrível história que ela mesma traça fazendo seu filme!

 

 

“Hoje eu sei que nenhum filme é melhor do que a própria vida. Infelizmente, as cenas não podem ser filmadas para que eu possa revê-las, decorar as falas e copiar as melhores frases, mas o melhor DVD já inventado é a nossa memória, uma vez que podemos visitá-la sem precisar de nenhuma aparelhagem.

Sempre achei que os melhores filmes são aqueles que terminam e deixam no ar os futuros acontecimentos, para que possamos inventar por nós mesmos uma continuação. Minha vida é assim. Não sei como serão meus próximos capítulos, mas posso imaginá-los e tentar vivê-los o mais fielmente possível ao roteiro que eu mesma vou criar.”

Fazendo Meu Filme, página 329

 

 

Fazendo Meu Filme te remete à adolescência, aquela época boa em que você *pelo menos eu* se deixava levar pelas fantasias e sonhos, criando situações inimagináveis. Uma época repleta de dúvidas e incertezas, sobre o que fazer, qual decisão tomar, qual rumo dar para sua vida. Uma época de paixões fervorosas e amores mil, de amigos infindáveis e de conversas intermináveis, relembrando e relembrando momentos.

 

Fani é o que toda garota de 16 anos é (se não totalmente, em parte) ou o que toda mulher um dia já foi. É impossível não se identificar com pelo menos uma única passagem da personagem, afinal, ela traz um pouco de nós mesmas em si. Com seus erros e acertos, Fani faz o roteiro da sua vida, com esperanças fantasiosas de uma menina, mas com os anseios de uma grande mulher, que busca ser feliz da sua maneira e com aquilo que lhe completa.

 

Paula Pimenta consegue aliar história, com muito humor e ao mesmo tempo, com um senso de realidade. Paula cria situações e diálogos irreverentes, que além de dar uma leveza e fluidez para a história, contrastam com passagens da vida do leitor, como os diálogos entre Fani e Leo, Fani e suas amigas, ou até mesmo, entre Fani e sua família. E cá entre nós, quem nunca passou horas conversando no MSN ou por telefone sobre algo que aconteceu? Ahh, eu passava muito tempo tentando interpretar as vírgulas, acentos e até mensagens subliminares em um simples “oi”... e quando pintava aquela paixonite então... saí de perto! *rsrsrs*

 

 

Gabizinha: Não estou insinuando nada. O que eu estou querendo te mostrar, Fani, é que você vive no mundo da fantasia. Nenhum desses amores que você acha que teve foram reais. Está na hora de você ter um amor de verdade!

Funnyfani: Mas eu realmente gostei deles todos...”

Fazendo Meu Filme, página 224

 

 

Sem contar que Paula demonstrou a fase em que uma garota comece a amadurecer, vendo suas fantasias serem desfeitas, como num passe de mágica, e caindo na triste realidade da primeira decepção amorosa... O momento em que o “conto de fadas” tão sonhado chega ao fim *e da pior maneira*. Mas o melhor de tudo, é que o desenlace dessa perda pode estar mais perto do que Fani imagina, e ser um ganho muito maior que suas próprias fantasias a levam.

 

Além de ser um livro acessível e muito tocante, Fazendo Meu Filme tem um enredo bem peculiar. As emoções da personagem ganham vida através de passagens dos seus filmes preferidos (com direito a lista dos mesmos no início do livro), expostos no início de cada capítulo e dando um complemento ímpar a seção que está por vir. As citações são tão fofas e tão profundas quanto às passagens do livro, que bate aquela vontade de assistir os filmes de novo *até porque vários estão entre os meus preferidos*.

 

Os personagens são a personificação das pessoas com quem convivemos. Aquele amigo mais centrado, outro mais divertido, um mais tímido, um mais despojado... mas todos juntos formam o conjunto perfeito e harmonioso que se deseja ter. E é assim com Fani, Leo, Gabi, Natália e o resto da turma.

 

A diagramação do livro, tanto de capa quanto de miolo é linda e de muito bom gosto. Quando visualizava a capa por fotos, já achava ela linda, mas quando pude ter meu exemplar em mãos, percebi que na verdade é perfeita. Um ótimo acabamento, com relevo de título e com imagens estilo “fotografia” (parte brilhosa), sem contar que é elementar ao livro, pois retrata aquilo que é descrito na história.

 

O melhor de tudo foi a conclusão de que, na minha singela opinião, Paula Pimenta é a *diva* Meg Cabot brasileira. A sua escrita é muito boa e sua história é espetacular. Virei fã, tanto de livro como de autora *-*

 

Fazendo Meu Filme entrou para o meu Top 10 de melhores livros (coincidência porque foi através de um vídeo dos “10 melhores livros na sua estante” – minha versão aqui – da Mel, do blog Croissant Parisiense, que conheci FMF hehehe *muito obrigada Mel por me convencer a lê-lo*). Sua leitura me proporcionou muitas risadas, choros e uma ansiedade tremenda *as páginas estavam chegando ao fim e nada de final feliz... que angústia!*. Me lembrei de amizades passadas, perdidas pela falta de contato *que antes era excessivo* ou pelo distanciamento; da época de risos fáceis e de sonhos mirabolantes *e surreais*... mas dos momentos pelos quais vive, sorri, sofri e aprendi. Ser transportada para uma história como essa é uma surpresa incrível e um presente maravilhoso. Obrigada Paula Pimenta por tudo isso... por me fazer sentir-me na pele de uma personagem tão especial como a Fani!

 

Quero ver como vai ser o desenrolar deste enredo. Não vejo à hora de ler os próximos volumes – Fazendo Meu Filme 2, Fani na terra da Rainha e Fazendo Meu Filme 3, o roteiro inesperado de Fani –, e fazer parte deste grande sucesso nacional, digno de Red Carpet, Oscar e Calçada da Fama. Esse livro merece 5 estrelinhas ;)

 

 

Quer saber mais sobre Fazendo Meu Filme? Acesse o site www.fazendomeufilme.com.br e confira mais sobre os livros, os personagens, as músicas e os filmes envolvidos nessa linda história.

 

 

 

Título Original: Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani

Autora: Paula Pimenta

Ano de Lançamento: 2008

Número de Páginas: 336 páginas

Editora: Gutenberg

Compre: EditoraSaraivaSubmarino

Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

 

Minha Avaliação:

«««««

34 comentários:

Maryzlane Sarah disse... [Responder comentário]

A cada resenha que eu leio desses livros eu fico mais curiosa para ler, adoro esse genero. Fora que fiquei sabendo que no livro 2 tem uma citação ao McFLY minha banada favorita. ^^

Guto Fernandes disse... [Responder comentário]

Adorei a resenha deste livro, achei a história bem "fofa" e "bonita". A arte tem toda uma cara de ter sido feita para ser delicada.

*sem mais comentários a respeito da obra,pq não estou apto a fazer*

*gostaria de saber a reaçao da minha Guria quando leu isto "Editora: Gutenberg" hehehe e se ela mostrou pra minha sogrinha do ♥*

Meus parabéns a autora pelo belo trabalho, que se estendendo por mais dois volumes, ou seja é um livro muito bom para ser lido e sucesso garantido.

E parabéns pra minha linda Rê que só neste inicio de ano já esta com a sua terceira resenha nacional, e diga-se de passagem muito bem feitas!! Sinal de que nossos livros estão ganhando cada vez mais espaço!!!

Fabiano "BALOO" Santos disse... [Responder comentário]

KKKKK... Adorei a resenha... Fazendo Meu Filme tem sido umá série de livros bem comentada na blogosfera. Parece que a Paula Pimenta realmente vem alcançando status de Meg Cabot brasileira. Não li nenhum livro da Paula, mas pela resenha da Condessa... ah, deu pra notar que o livro precisa estar na minha estante... Hehehehehehe!
Bom, parabéns a Renata pela resenha e claroa parabéns para a Paula.

Mas vou parar por aqui para evitar qualquer insinuação ( RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS) sobre o comentário do Guto... VOu ficar por aqui... kkkkkk


LEIAMOS!

Nanda Meireles disse... [Responder comentário]

Eu tenho que ler esse livro, sinto que vou amar *-*
Bjs

NikaSanc disse... [Responder comentário]

UAU!
O livro parece ser demais!
Quero pra mim *_* hahaha
Ô Re, eu vou linkar você no meu blog, táh?
Adoro*_*
Beijos.

Rafael Sales disse... [Responder comentário]

Resenha maravilhosa
Meus parabéns Rê

Você consegue criar uma expectativa e vontade a todos que lêem seus post's.
Parabéns pelo trabalho em divulgar nossa Literatura que é rica, só precisa de uma "chance"

Confesso que esse não é o meu tipo de leitura preferida.
Mas estou curioso para saber mais sobre a história da Fani

Sucesso sempre para você Guria e para a autora
Paula Pimenta

Um grande abraço!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Amo a série, e a cada livro SÓ melhora! Sério *O* O terceiro me deixou sem palavras, chorando feito louca. Amei muito. (:

Julia Nevares disse... [Responder comentário]

Também acho a capa desse livro linda e viciei no site. Fico me aproveiando dos Cd's *haha.
Um dia eu realmente vou comprar pra ler ;D

Beijos,
Zoe, Três Lápis

Mi disse... [Responder comentário]

Parabéns por mais uma resenha linda!

:*

Unknown disse... [Responder comentário]

Bem legal! Deve ser bem legal o livro! Lista cheia! Rs

Nine Stecanella disse... [Responder comentário]

Oie Rê!

Sempre vejo esse livro e como sempre suas resenhas são bem emocionadas! Dá até uma vontade de ler, mas ainda não é o momento, ainda mais porque são três, e como boa maluca neurótica, queria todos juntos!

<3

Unknown disse... [Responder comentário]

Oioi amore, eu sou a Mar do blog www.letrasdesonhadoras.blogspot.com
e gostaria de saber se voce aceita parcerias

~> Acabei de postar a sinopse de : O diario de uma assassina, (o livro que eu escrevi), dá uma olhadinha

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá, Rê!
Acho que é a primeira vez que visito seu cantinho!
Adorei a resenha! Tenho 17 anos e acho que sei bem como é... shaushuashua
Infelizmente, ainda não li esse livrinho! Buáá´´a
Bjus,
Náh

Thay Gomez disse... [Responder comentário]

Olhe, o livro é totalmente diferente do que pensei! Como "Chantilly", é ainda melhor depois que se conhece a história ^^

Adorei a Fani dizendo "Mas eu realmente gostei deles todos...". Parece comigo na aborrecência >.<

Puxa, quero ler!
Amei a resenha, ficou linda, Rê!
Beijoss

'Dani disse... [Responder comentário]

ahhh gostei da hist!
qndo vc comento sobre ele *nao sei o q eu posso ter pensado* mas definitivamente nao foi nada disso! auhsuhsauash

com certeza entro pra minha listinha *-*

Linda resenha Rê!!!
=*

Vivian - PS disse... [Responder comentário]

to loca pra ler esse livro.

Sora Seishin disse... [Responder comentário]

Oi!!
Adorei sua resenha!! Ainda não li esse livro, mas quero muito ler. Acho que vou acabar comprando os 3 livros da série de uma vez ^^
Beijos

Mariana Paixão disse... [Responder comentário]

Ai, é muito perfeito, né? *_*
Eu tô pra ler o 3, mas se eu começar a ler agora termino hoje mesmo e aí vou ficar atééé o fim do ano esperando e surtando loucamente pelo 4!

*-*

Raquel Machado disse... [Responder comentário]

Oi,
Recebi esse livro esse mês também e estou bem ansiosa para ler porque achei bem interessante a historia e a capa realmente e maravilhosa ne...Sem falar que o livro e cheio de frufrus ehehe o que me chamou bastante atenção...to louca para ler para ver o que é...
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Thais Pampado disse... [Responder comentário]

Oi, adorei mesmo essa resenha!
Confesso que no começo, esse livro não me interessou muito, mas conforme fui buscando saber mais sobre a história ele passou a me chamar atenção. Tem tido muitos comentários positivos, e parece ser realmente muito bom.

Thiago de Andrade disse... [Responder comentário]

Ahhh, eu preciso ler esse livro.
Tudo que envolva Cinema me interessa (por isso que quero fazer faculdade de Cinema). Fora que todo mundo fala bem do livro :D

Thiago
http://outroconceito.blogspot.com

Larissa disse... [Responder comentário]

eu sou absolutamente apaixonada por FMF, é divinoo! e só melhora a cada livro, pode apostar! Paula Pimenta é queen!

Myl@ disse... [Responder comentário]

Eu sou louca para ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade, só leio resenhas positivas da série toda, fico feliz em ver o trabalho de uma autora nacional, sendo bem reconhecido.

Evelyn Chen disse... [Responder comentário]

Você colocou fatores para se identificar com a Fani ao longo da resenha, que por sinal adorei, mas devo confessar que lendo a primeira citação que vc colocou, já me identifiquei de vez, eu era louca pelo diário da princesa (ainda tenho DVDs e livros, rs). Só de vc citar que a Paula Pimenta é a versão brasileira da Meg Cabot já me deu loucura pra ler.

Fabiane Abe disse... [Responder comentário]

Eu estou doida para ler esse livro, porque me identifiquei muito com a personagem! Me parece ótimo e hiper gostoso de acompanhar! ;D
Adorei a sua resenha, muito muito boa! (:

Gabrielle disse... [Responder comentário]

Li sobre esse livro a umas semanas atras e fiquei com vontade ler. Achei a historia divertida e que pode ser a de qualquer adolescente. Muito boa sua resenha!

Ana M. Nascimento disse... [Responder comentário]

eu não conhecia esse livro, mas sua resenha me despertou o desejo de ler.
E a sua comparação da Paula com a Meg Cabot me intrigou mais ainda! sou super fã dos livros da Meg.
não posso deixar de ler esse :)

Mariana Bandeira disse... [Responder comentário]

Muito boa a resenha, estou louca por esse livro! E realmente Paula tem muito de Meg na escrita, mas sem ser uma cópia. :)

Isadora disse... [Responder comentário]

É ótimo mesmo, acabei de ler, tudo de bom...

IlanaPrudente disse... [Responder comentário]

Estou há meses louca pra ler esse livro!!!
Parabéns pela resenha!!

Vally disse... [Responder comentário]

simplesmente amei!!! já li o livro! e estou louca para ler o 2! bjs

Patrick Laass disse... [Responder comentário]

Participando da promoção! No começo não queria os livros mas agora eu quero MUITO!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Quero MUITO esse livro!

Rafa disse... [Responder comentário]

nossa eu jurava que era promo pra fazer filme de algum livro mas pela resenha que vi q nao era nada a ver obg pela linda resenha flor bjs adoro seu jeito de falar sobre as resenhas eu amei mesmo

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo