“Desliguei o computador, fui até a cozinha e voltei com uma lata de leite condensado. Liguei a minha televisão, coloquei o DVD do Diário da Princesa e deitei debaixo do edredom, para assistir e entender de uma vez por todas que a vida nunca ia ser perfeita como um filme.”
Fazendo Meu Filme, página 273
Sabe aquele livro em que a história se confunde com a sua? Onde você sente as emoções que o personagem vivencia? Aquele em que você vibra, chora, ri, luta e fica ansiosa pelo que vem pela frente? Pois é assim que Paula Pimenta me fez ser parte de “Fazendo Meu Filme”.
Estefânia, ou simplesmente Fani, é uma adolescente de 16 anos, que tem uma grande paixão por filmes e cinema. Tímida, “fechada” e com poucos (mas grandes) amigos, Fani vive os sonhos e as fantasias de uma paixão platônica pelo seu professor de biologia, Marquinho. Ao lado de Gabi e Leo, seus melhores amigos, Fani aproveita o que a adolescência traz de bom.
Porém tudo muda quando sua mãe resolve incentivá-la a realizar um intercâmbio de um ano, e em pouco menos de um mês, os preparativos para sua viagem entram em cena.
Com a iminência de sua viagem, as coisas mudam. Sob uma forte desilusão amorosa e a sugestão de um possível interesse de seu melhor amigo Leo nela, as confusões na vida de Fani começam a interferir nos seus sentimentos. Correndo contra o tempo, Fani precisa controlar o ciúmes que a afasta cada vez mais de Leo, tentando provar a si mesma que ele é mais que um bom amigo, ao mesmo tempo em que prepara as malas para a tão esperada viagem à Inglaterra. Será que um mês é suficiente para transformar uma forte amizade em um grande amor? E o amor, é forte o suficiente para que a distância não o acabe? Conheça Fani e a incrível história que ela mesma traça fazendo seu filme!
“Hoje eu sei que nenhum filme é melhor do que a própria vida. Infelizmente, as cenas não podem ser filmadas para que eu possa revê-las, decorar as falas e copiar as melhores frases, mas o melhor DVD já inventado é a nossa memória, uma vez que podemos visitá-la sem precisar de nenhuma aparelhagem.
Sempre achei que os melhores filmes são aqueles que terminam e deixam no ar os futuros acontecimentos, para que possamos inventar por nós mesmos uma continuação. Minha vida é assim. Não sei como serão meus próximos capítulos, mas posso imaginá-los e tentar vivê-los o mais fielmente possível ao roteiro que eu mesma vou criar.”
Fazendo Meu Filme, página 329
Fazendo Meu Filme te remete à adolescência, aquela época boa em que você *pelo menos eu* se deixava levar pelas fantasias e sonhos, criando situações inimagináveis. Uma época repleta de dúvidas e incertezas, sobre o que fazer, qual decisão tomar, qual rumo dar para sua vida. Uma época de paixões fervorosas e amores mil, de amigos infindáveis e de conversas intermináveis, relembrando e relembrando momentos.
Fani é o que toda garota de 16 anos é (se não totalmente, em parte) ou o que toda mulher um dia já foi. É impossível não se identificar com pelo menos uma única passagem da personagem, afinal, ela traz um pouco de nós mesmas em si. Com seus erros e acertos, Fani faz o roteiro da sua vida, com esperanças fantasiosas de uma menina, mas com os anseios de uma grande mulher, que busca ser feliz da sua maneira e com aquilo que lhe completa.
Paula Pimenta consegue aliar história, com muito humor e ao mesmo tempo, com um senso de realidade. Paula cria situações e diálogos irreverentes, que além de dar uma leveza e fluidez para a história, contrastam com passagens da vida do leitor, como os diálogos entre Fani e Leo, Fani e suas amigas, ou até mesmo, entre Fani e sua família. E cá entre nós, quem nunca passou horas conversando no MSN ou por telefone sobre algo que aconteceu? Ahh, eu passava muito tempo tentando interpretar as vírgulas, acentos e até mensagens subliminares em um simples “oi”... e quando pintava aquela paixonite então... saí de perto! *rsrsrs*
“Gabizinha: Não estou insinuando nada. O que eu estou querendo te mostrar, Fani, é que você vive no mundo da fantasia. Nenhum desses amores que você acha que teve foram reais. Está na hora de você ter um amor de verdade!
Funnyfani: Mas eu realmente gostei deles todos...”
Fazendo Meu Filme, página 224
Sem contar que Paula demonstrou a fase em que uma garota comece a amadurecer, vendo suas fantasias serem desfeitas, como num passe de mágica, e caindo na triste realidade da primeira decepção amorosa... O momento em que o “conto de fadas” tão sonhado chega ao fim *e da pior maneira*. Mas o melhor de tudo, é que o desenlace dessa perda pode estar mais perto do que Fani imagina, e ser um ganho muito maior que suas próprias fantasias a levam.
Além de ser um livro acessível e muito tocante, Fazendo Meu Filme tem um enredo bem peculiar. As emoções da personagem ganham vida através de passagens dos seus filmes preferidos (com direito a lista dos mesmos no início do livro), expostos no início de cada capítulo e dando um complemento ímpar a seção que está por vir. As citações são tão fofas e tão profundas quanto às passagens do livro, que bate aquela vontade de assistir os filmes de novo *até porque vários estão entre os meus preferidos*.
Os personagens são a personificação das pessoas com quem convivemos. Aquele amigo mais centrado, outro mais divertido, um mais tímido, um mais despojado... mas todos juntos formam o conjunto perfeito e harmonioso que se deseja ter. E é assim com Fani, Leo, Gabi, Natália e o resto da turma.
A diagramação do livro, tanto de capa quanto de miolo é linda e de muito bom gosto. Quando visualizava a capa por fotos, já achava ela linda, mas quando pude ter meu exemplar em mãos, percebi que na verdade é perfeita. Um ótimo acabamento, com relevo de título e com imagens estilo “fotografia” (parte brilhosa), sem contar que é elementar ao livro, pois retrata aquilo que é descrito na história.
O melhor de tudo foi a conclusão de que, na minha singela opinião, Paula Pimenta é a *diva* Meg Cabot brasileira. A sua escrita é muito boa e sua história é espetacular. Virei fã, tanto de livro como de autora *-*
Fazendo Meu Filme entrou para o meu Top 10 de melhores livros (coincidência porque foi através de um vídeo dos “10 melhores livros na sua estante” – minha versão aqui – da Mel, do blog Croissant Parisiense, que conheci FMF hehehe *muito obrigada Mel por me convencer a lê-lo*). Sua leitura me proporcionou muitas risadas, choros e uma ansiedade tremenda *as páginas estavam chegando ao fim e nada de final feliz... que angústia!*. Me lembrei de amizades passadas, perdidas pela falta de contato *que antes era excessivo* ou pelo distanciamento; da época de risos fáceis e de sonhos mirabolantes *e surreais*... mas dos momentos pelos quais vive, sorri, sofri e aprendi. Ser transportada para uma história como essa é uma surpresa incrível e um presente maravilhoso. Obrigada Paula Pimenta por tudo isso... por me fazer sentir-me na pele de uma personagem tão especial como a Fani!
Quero ver como vai ser o desenrolar deste enredo. Não vejo à hora de ler os próximos volumes – Fazendo Meu Filme 2, Fani na terra da Rainha e Fazendo Meu Filme 3, o roteiro inesperado de Fani –, e fazer parte deste grande sucesso nacional, digno de Red Carpet, Oscar e Calçada da Fama. Esse livro merece 5 estrelinhas ;)
Quer saber mais sobre Fazendo Meu Filme? Acesse o site www.fazendomeufilme.com.br e confira mais sobre os livros, os personagens, as músicas e os filmes envolvidos nessa linda história.
Título Original: Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani
Autora: Paula Pimenta
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 336 páginas
Editora: Gutenberg
Compre: Editora – Saraiva – Submarino
Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
Minha Avaliação:
«««««
34 comentários:
A cada resenha que eu leio desses livros eu fico mais curiosa para ler, adoro esse genero. Fora que fiquei sabendo que no livro 2 tem uma citação ao McFLY minha banada favorita. ^^
Adorei a resenha deste livro, achei a história bem "fofa" e "bonita". A arte tem toda uma cara de ter sido feita para ser delicada.
*sem mais comentários a respeito da obra,pq não estou apto a fazer*
*gostaria de saber a reaçao da minha Guria quando leu isto "Editora: Gutenberg" hehehe e se ela mostrou pra minha sogrinha do ♥*
Meus parabéns a autora pelo belo trabalho, que se estendendo por mais dois volumes, ou seja é um livro muito bom para ser lido e sucesso garantido.
E parabéns pra minha linda Rê que só neste inicio de ano já esta com a sua terceira resenha nacional, e diga-se de passagem muito bem feitas!! Sinal de que nossos livros estão ganhando cada vez mais espaço!!!
KKKKK... Adorei a resenha... Fazendo Meu Filme tem sido umá série de livros bem comentada na blogosfera. Parece que a Paula Pimenta realmente vem alcançando status de Meg Cabot brasileira. Não li nenhum livro da Paula, mas pela resenha da Condessa... ah, deu pra notar que o livro precisa estar na minha estante... Hehehehehehe!
Bom, parabéns a Renata pela resenha e claroa parabéns para a Paula.
Mas vou parar por aqui para evitar qualquer insinuação ( RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS) sobre o comentário do Guto... VOu ficar por aqui... kkkkkk
LEIAMOS!
Eu tenho que ler esse livro, sinto que vou amar *-*
Bjs
UAU!
O livro parece ser demais!
Quero pra mim *_* hahaha
Ô Re, eu vou linkar você no meu blog, táh?
Adoro*_*
Beijos.
Resenha maravilhosa
Meus parabéns Rê
Você consegue criar uma expectativa e vontade a todos que lêem seus post's.
Parabéns pelo trabalho em divulgar nossa Literatura que é rica, só precisa de uma "chance"
Confesso que esse não é o meu tipo de leitura preferida.
Mas estou curioso para saber mais sobre a história da Fani
Sucesso sempre para você Guria e para a autora
Paula Pimenta
Um grande abraço!!!!
Amo a série, e a cada livro SÓ melhora! Sério *O* O terceiro me deixou sem palavras, chorando feito louca. Amei muito. (:
Também acho a capa desse livro linda e viciei no site. Fico me aproveiando dos Cd's *haha.
Um dia eu realmente vou comprar pra ler ;D
Beijos,
Zoe, Três Lápis
Parabéns por mais uma resenha linda!
:*
Bem legal! Deve ser bem legal o livro! Lista cheia! Rs
Oie Rê!
Sempre vejo esse livro e como sempre suas resenhas são bem emocionadas! Dá até uma vontade de ler, mas ainda não é o momento, ainda mais porque são três, e como boa maluca neurótica, queria todos juntos!
<3
Oioi amore, eu sou a Mar do blog www.letrasdesonhadoras.blogspot.com
e gostaria de saber se voce aceita parcerias
~> Acabei de postar a sinopse de : O diario de uma assassina, (o livro que eu escrevi), dá uma olhadinha
Olá, Rê!
Acho que é a primeira vez que visito seu cantinho!
Adorei a resenha! Tenho 17 anos e acho que sei bem como é... shaushuashua
Infelizmente, ainda não li esse livrinho! Buáá´´a
Bjus,
Náh
Olhe, o livro é totalmente diferente do que pensei! Como "Chantilly", é ainda melhor depois que se conhece a história ^^
Adorei a Fani dizendo "Mas eu realmente gostei deles todos...". Parece comigo na aborrecência >.<
Puxa, quero ler!
Amei a resenha, ficou linda, Rê!
Beijoss
ahhh gostei da hist!
qndo vc comento sobre ele *nao sei o q eu posso ter pensado* mas definitivamente nao foi nada disso! auhsuhsauash
com certeza entro pra minha listinha *-*
Linda resenha Rê!!!
=*
to loca pra ler esse livro.
Oi!!
Adorei sua resenha!! Ainda não li esse livro, mas quero muito ler. Acho que vou acabar comprando os 3 livros da série de uma vez ^^
Beijos
Ai, é muito perfeito, né? *_*
Eu tô pra ler o 3, mas se eu começar a ler agora termino hoje mesmo e aí vou ficar atééé o fim do ano esperando e surtando loucamente pelo 4!
*-*
Oi,
Recebi esse livro esse mês também e estou bem ansiosa para ler porque achei bem interessante a historia e a capa realmente e maravilhosa ne...Sem falar que o livro e cheio de frufrus ehehe o que me chamou bastante atenção...to louca para ler para ver o que é...
Raquel Machado
Leitura Kriativa
Oi, adorei mesmo essa resenha!
Confesso que no começo, esse livro não me interessou muito, mas conforme fui buscando saber mais sobre a história ele passou a me chamar atenção. Tem tido muitos comentários positivos, e parece ser realmente muito bom.
Ahhh, eu preciso ler esse livro.
Tudo que envolva Cinema me interessa (por isso que quero fazer faculdade de Cinema). Fora que todo mundo fala bem do livro :D
Thiago
http://outroconceito.blogspot.com
eu sou absolutamente apaixonada por FMF, é divinoo! e só melhora a cada livro, pode apostar! Paula Pimenta é queen!
Eu sou louca para ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade, só leio resenhas positivas da série toda, fico feliz em ver o trabalho de uma autora nacional, sendo bem reconhecido.
Você colocou fatores para se identificar com a Fani ao longo da resenha, que por sinal adorei, mas devo confessar que lendo a primeira citação que vc colocou, já me identifiquei de vez, eu era louca pelo diário da princesa (ainda tenho DVDs e livros, rs). Só de vc citar que a Paula Pimenta é a versão brasileira da Meg Cabot já me deu loucura pra ler.
Eu estou doida para ler esse livro, porque me identifiquei muito com a personagem! Me parece ótimo e hiper gostoso de acompanhar! ;D
Adorei a sua resenha, muito muito boa! (:
Li sobre esse livro a umas semanas atras e fiquei com vontade ler. Achei a historia divertida e que pode ser a de qualquer adolescente. Muito boa sua resenha!
eu não conhecia esse livro, mas sua resenha me despertou o desejo de ler.
E a sua comparação da Paula com a Meg Cabot me intrigou mais ainda! sou super fã dos livros da Meg.
não posso deixar de ler esse :)
Muito boa a resenha, estou louca por esse livro! E realmente Paula tem muito de Meg na escrita, mas sem ser uma cópia. :)
É ótimo mesmo, acabei de ler, tudo de bom...
Estou há meses louca pra ler esse livro!!!
Parabéns pela resenha!!
simplesmente amei!!! já li o livro! e estou louca para ler o 2! bjs
Participando da promoção! No começo não queria os livros mas agora eu quero MUITO!
Quero MUITO esse livro!
nossa eu jurava que era promo pra fazer filme de algum livro mas pela resenha que vi q nao era nada a ver obg pela linda resenha flor bjs adoro seu jeito de falar sobre as resenhas eu amei mesmo
Postar um comentário