Resenha: Delírio - Lauren Oliver

Delírio - Lauren Oliver


Devido ao lançamento do livro no Brasil, estou aqui postando novamente minha pequena review de Delírio, da Lauren Oliver! Espero que vocês gostem.






Sinopse: Antes os cientistas descobrirem a cura, as pessoas pensavam que o amor era uma coisa boa. Eles não entenderam que uma vez que o amor - o delírio - floresce em seu sangue, não há como escapar. As coisas são diferentes agora. Os cientistas são capazes de erradicar o amor, e o governo exige que todos os cidadãos recebam a cura ao completar dezoito anos. Lena Haloway aguarda com expectativa o dia em que vai ser curada. Uma vida sem amor é uma vida sem dor: segura, medida, previsível e feliz.




Delírio é o segundo livro escrito por Lauren Oliver, também autora do bestseller 'Before I Fall(no Brasil, 'Antes que eu vá'), mas é seu primeiro trabalho distópico, apesar da autora dizer, em entrevista, que não havia conhecimento de distopia como categoria literária quando começou a escrever o livro.


No universo criado pela autora, o amor é considerado uma doença, algo que pode te levar à loucura e à morte. Por isso, ao completarem 18 anos, todas as pessoas devem passar por uma operação para se curar do amor.

A escrita de Lauren é bem lírica, suave, e nos faz mergulhar na história, mesmo que por vezes se torne um pouco cansativa. O livro começa lentamente, e é nessa parte da leitura que alguns leitores, menos pacientes, podem considerar abandonar o livro. Porém, depois de um início um tanto lento, a narrativa vai ganhando velocidade e se tornando mais dinâmica, não só pelas 'reviravoltas' na trama, como também pela transformações da protagonista, Lena.

Tenho que admitir que, no início, não gostei da Lena. Ela era bastante conformada e não parecia enxergar o que acontecia bem na cara dela, mas não é culpa dela. Lauren Oliver nos apresenta tão bem o mundo que criou que às vezes nos perguntamos se esse mundo distópico não estaria correto, se o amor não é mesmo uma doença. Os próprios trechos dos livros escritos pelos 'especialistas' em Amor delíria nervosa (o nome "científico" da doença amor) nos ajudam a entrar mais ainda no universo de Delírio e aumentam nossos questionamentos.

Um dos maiores pontos positivos do livro é acompanhar como os personagens crescem. Eles passam por muitas coisas e passam a ver as coisas de outro modo, e a ganhar coragem para tomar as decisões por si próprios, de questionar, e é muito empolgante ver tudo isso pelos olhos de Lena, ela própria mudando mais do que eu achava possível.

Lena, Hanna, a melhor amiga, e Alex, o interesse amoroso, são um ótimo trio, e fiquei feliz por não haver um triângulo amoroso na história!
Hanna é uma personagem ótima. Ela é bem humorada e é a primeira a despertar o pensamento de 'revolução' em Lena. Além disso, ela faria de tudo pela amiga.
E o Alex... Ah, gente, o que dizer dele? Está no meu 'top 10 melhores personagens masculinos do mundo YA'. Alex ensina a Lena o que é o amor, e a não temê-lo. Acima de tudo, ele é bastante corajoso e maduro, e capaz de um grande ato de amor que muda a história de Lena.
Delírio não é somente uma história de amor, mas também uma história sobre o amor, e uma que nos faz sorrir e chorar, contada delicada e poeticamente por uma autora que já entrou na minha lista de favoritos. Mal posso esperar por Pandemonium!


DELÍRIO foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca.






Obs.: Gente, queria me desculpar pela falta de posts. Acontece que estou me mudando e a Rê está enrolada com os compromissos dela. Mas já já tudo se acerta e os posts voltam ao normal. Desculpas novamente.

4 comentários:

Anna disse... [Responder comentário]

A capa desse livro é simplesmente MARAVILHOSA :O
Nossa, eu gostei da sua resenha, e vou procurar o livro.

www.pausaparaumcafe.com.br

Mi disse... [Responder comentário]

Estou em cólicas por esse livro! *_*
Adorei a resenha!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Unknown disse... [Responder comentário]

Bem interessante é diferente.
Bjos
http://jayfereguetti.blogspot.com
@jayfereguetti

Dandara disse... [Responder comentário]

Aiii adorei a resenha!
Confesso que quando vi a capa não dei muita atenção ao livro, mas agora me interessou =D.
Bjs!

@falandodelivros
www.falandodelivros.com

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo