Glee, O Início – Sophia Lowell

 

 

 

 

“(...) tentou imaginar os quatro alunos, (...) se apresentando no palco, diante da escola inteira, no recital Apaixone-se pela Música. Se não acontecesse um milagre, seria um completo desastre. Talvez, apenas talvez, a solução estivesse na frente deles, vestindo uma saia irritantemente curta e meias brilhantes.”

Glee – O Início, página 33

 

 

 

Muito antes de Sr. Schuester olhar por eles, o clube Glee já lutava para se manter entre as opções extracurriculares do colégio McKinley. Mas Mercedes, Kurt, Tina e Artie não tinham o entrosamento necessário para alcançar o êxito pelo clube, pois faltava a eles... Rachel Berry. Quando tudo parece perdido e o desanimo toda conta, Rachel sabe que apesar disso ‘o show deve continuar’!

 

Rachel Berry está cansada de ter seu talento ofuscado. Nem em meio ao medíocre colégio McKinley, Rachel é capaz de ter seu brilho reconhecido. Determinada a reverter essa situação, ela se candidata ao cargo responsável pelos avisos matinais do colégio, e dá a eles o seu toque mais familiar: uma canção e sua estrela dourada. O que Rachel não imaginava era que seu talento enfim seria reconhecido... e odiado.

 

Enquanto por um lado, Rachel arruma encrenca com as cherrios, por ser contra a venda de votos para a eleição do rei e rainha do baile de boas-vindas, por outro, ela encanta Kurt com sua voz e recebe o inesperado convite de se juntar ao clube Glee. Mas o que deveria ser uma chance acaba se tornando um grande desafio e Rachel precisará unir e guiar Tina, Mercedes, Kurt e Artie ao sucesso no recital “Apaixone-se pela Música”, e contar que seu lado um pouco ‘metido’ não atrapalhe seus planos para o Glee.

 

Entre represálias e raspadinhas no rosto, uma cherrio queen (Quinn Fabray) irritada, o garoto mais lindo e popular do colégio (Finn Hudson) estranhamente atencioso e preocupado, e quatro novos amigos mesclando momentos de ódio e adoração, Rachel terá duas semanas para fazer a diferença e mostrar seu brilho e talento, porque o show não pode parar!!

 

“Cada parte do seu corpo se sentia viva, como se ela chegasse à primavera depois de um inverno longo e gelado. Era isso que significava se apresentar.”

Glee – O Início, página 10

 

Sabe aquele livro, que você pega com receio de ser algo sem nexo e que fuja da proposta inicial da história? Bom... Glee – O Inicio teve esse efeito para mim, mas me conquistou por não cair nessa descrição. Uma história criada para atender a todos, fãs e desconhecidos da série de TV, Glee – O Inicio consegue desenvolvê-la sem comprometer o encontrado na série, mas ao mesmo tempo acrescentando detalhes para os fãs dela.

 

A narrativa conta como Rachel Berry surgiu como ‘líder’ do Glee, num momento de ‘necessidade’ do grupo original – Tina, Artie, Kurt e Mercedes. Apesar de todos serem talentosos, faltava alguém que pudesse mesclar suas vozes e convertê-las na melhor das canções. Ainda sem o sr. Schuester e contando apenas com a presença – não física e nem em apoio – do professor Sandy Ryerson, o Glee tinha tudo para ser ‘cortado’ dos gastos do colégio McKinley, e a constante luta por mantê-lo passou a estar na voz de Rachel. A história gira em torno da formação do Glee e da apresentação que terão de fazer, porém apresenta momentos onde é relatado fatos, até então, não descritos pela série de TV, como o início do relacionamento de Quinn e Finn, o interesse mútuo de Puck e Quinn, e a admiração de Finn por Rachel (e sua já paixonite por ele), sem contar uma leve descrição dos personagens que compõe a formação do seriado.

 

 

Por ser uma adaptação da série de TV para a literatura, Sophia Lowell soube preservar bem as características que tornam Glee o fenômeno do momento, e a essência da história é mantida fielmente, assim, o leitor já se sente inserido no livro, por conhecer grande parte da ambientação e dos personagens. Rachel é excêntrica, em todas as formas, e seu lado metido e prepotente já causa a indignação dos que a cercam, mas o seu talento incontestável, mesmo que sobrepujado por ela, é seu álibi em meio ao Glee e os alunos do McKinley; Kurt com seu jeito estiloso e cheio de cuidados, busca ser uma diva da música, enquanto Mercedes tem certeza que já é, e seus colegas que ainda não souberam se encaixar ao seu talento despojado e irreverente; Tina é tímida e finge ser gaga, mas ao cantar deixa todos seus artifícios para trás, como Artie, que apesar de sua deficiência física e a exclusão que sente por isso, encontra no Glee a forma de ser reconhecido por suas qualidades, como um timbre incrível de voz. Quinn é a ‘abelha rainha’ e líder de torcida e do clube do celibato, que tem todas as suas vontades atendidas; Finn é o lindo jogador de futebol e popular, mas que não gosta muito do que faz; e Puck é bad guy, garanhão e pegador. Esse último, pouco referido no livro, como Santana e Brittany.

 

A arte do livro é impecável e segue a linha do proposto pela série, e para os fãs dela, Glee – O Inicio é um plus! Mesmo sendo um livro para os ainda não-fãs de Glee, por se tratar de uma história inicial e à parte do narrado pelo seriado, a narrativa agrada muito. Eu, como fã incondicional da série, li o livro com um sorriso de orelha a orelha o tempo todo. Uma leitura fácil e despretensiosa, capaz de te fazer criar as cenas lidas na mente por assimilar os personagens e as passagens ao vivenciado pela série. Então, faça sua playlist e embale-se nesta leitura regada a música, diversão e questionamentos... e bom show!

 

“Ele era parte de alguma coisa, não apenas uma peça de um quebra-cabeça que não se encaixava em lugar nenhum. Lá, ele era normal. – O Glee é a melhor parte do meu dia.”

Glee – O Início, página 39

 

71058_216169690840_6480306_q

 

 

Sobre a série de TV:

Glee é uma série de TV americana, que retrata o cotidiano de um clube de coral e seus alunos ‘excluídos’. Um musical, que intercala comédia e drama,Glee também faz importantes questionamentos sociais, como inclusão social, deficiência física, homossexualismo, gravidez na adolescência, bulling, entre outros. Com um incrível repertório que contempla grandes clássicos da música e sucessos atuais, Glee é um fenômeno de audiência e críticas. Aqui no Brasil, ele é transmitido pelo canal Fox e na rede Globo. Atualmente, está na sua terceira temporada, prevista para iniciar em 20 de setembro.

 

 Playlist: *algumas opções de músicas da série*

 

   

Título Original: Glee – The Beginning

Título Nacional: Glee – O Início

Autora: Sophia Lowell

Ano de Lançamento: 2011

Número de Páginas: 224 páginas

Editora: Galera Record

Onde Comprar: SaraivaSubmarino

Sinopse: Uma oportunidade única para conhecer os bastidores do colégio McKinley - antes mesmo de o New Directions existir aos olhos do Sr. Schuester - e descobrir tudo sobre os principais personagens da série Glee. Quando Rachel viu Finn com outros olhos pela primeira vez? Como Quinn e Puck começaram seu romance secreto? Quando Mercedes começou a confundir os conceitos de “amigo gay” e “namorado”? E como será que o então amador clube do coral sobrevivia sem um líder destemido? Dica: não era exatamente um sucesso. "Glee - O início" é baseado na série de TV da Fox criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan. Prequel oficial da série Glee, atualmente exibida pela FOX e a partir de julho também na Rede Globo. A série é sucesso desde sua primeira temporada e teve 19 indicações ao prêmio Emmy e 11 Golden Globes.

Avaliação: ««««

41 comentários:

Guto Fernandes disse... [Responder comentário]

Eu acho que livros que sejam adaptações de outras mídias um mercado interessante, porém ainda sim um tanto arriscado. Mas pelo visto Glee - O Início consegue ser uma ótima pedida para os leitores.

Pelo que li na resenha é um livro com potencial para atrair tanto os fãs da série, que querem um gostinho a mais antes da nova temporada, quanto para aqueles que sempre ouviram falar da série e não sabiam a respeito do seu conteúdo. E por ser uma história que ocorre antes do seriado possibilita que não aja estranheza por contar relações já bem desenvolvidas e nem revela partes importantes da trama que já passaram.

E particularmente adorei a resenha, ficou um texto claro, objetivo e que permitiu se basear para a escolha do livro. Como eu já disse em off para a Rê algumas coisas me motivaram a assistir a série (cof cof) e espero que seja boa, pois depois de HSM eu peguei trauma de filmes músicais.

Uma iniciativa arriscada da autora e editora que se prova interessante de ser adquirida. E uma resenha muito bem feita que faz com que isso seja o mais rápido possível! Parabéns, minha linda pelo ótimo texto!

Beijos!!!

c8ris disse... [Responder comentário]

eu ainda não vi a serie mas pelas resenhas o livro parece bem legal e foca bastante nos personagens ^^

Gisele disse... [Responder comentário]

Gleee..ahhh..essa série é totalmente perfeita!!!!!!!!!
Adoro tudo nela..personagens, musicas, cenários e achei bastante interessante o livro sobre ela...assim aprendemos mais sobre nossos queridos antes de tudo e desse sucesso maravilhoso!!!!!

bjus

Mi disse... [Responder comentário]

Xuxu :D

Não gosto de Glee, por isso não sei se iria gostar desse livro :(
Talvez por ser um livro e não ter aquelas cantorias todas do seriado eu até goste! rs.
Gostei da sua resenha, viu?! Mesmo não gostando do babado lá, sua resenha me conquistou!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Vulcka disse... [Responder comentário]

Não sei o porque, mas não me chama a atenção :S

Quando olho as fotos, lembro de Hig School Music ou até American Pie... (nada a ver, eu sei)
Talvez por ser musical... ah, sei lá! Um dia eu assisto e depois leio o livro! ahsuahus ;D

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Rê!
Nossa a série tão falada, mas eu sou meio assim, pq já esta muito avançada as temporada para assistir, e eu não assistiria na globo! haha
Adorei a sua resenha!

E outra eu ja escutei as músicas deles e acho super legal!

Beijosss

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ainnn Atoron Glee...
Eu tinha um pézinho atrás quanto ao livro, por ser adaptação, mas como já disse antes, quando ele apareceu na sua CdC eu mudei de ideia... só não li ainda por 'falta de recursos financeiros' hahahahha
Bjusss Rê

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu assisti a primeira temporada apenas.Estava reticente quanto ao livro, pois achei a série muito boa, especialmente pelas versões das músicas que fazem, e ainda quero saber como funciona isso no livro!
Só eu detesto profundamente a Rachel?! Ainda bem que ela não tá sozinha, senão.... hauhauahau
Adorei sua resenha, mesmo, não é pra ganhar o livro hahahah conseguiu deixar uma boa impressão do livro mesmo!

beijos
bibs

Iara Noronha disse... [Responder comentário]

Me paresse bom, apesar de praticamente excluirem meus personagens preferidos (Santana e Puck) e como sou completamente viciada em tudo ligado à série (desde as músicas ao reality show) com certeza lerei!
Apesar do preconceito com musicais que eu sempre tive, (detesto quando estão falando e simplesmente começam a cantar, até em Glee) essa série me cativou desde o primeiro episódio, e vem me emocionando cada vez mais a em todo episódio.
Só tenho receio da continuação desse livro. Espero que continuem com a qualidade, e nãp se percam nessa interação de mídias.

▬ beatriz lunardi disse... [Responder comentário]

Bom, fiquei morrendo de vontade de ler esse livro! Porque é exatamente dos detalhes do que são jogados nos primeiros episódios, Rachel e Finn; Finn e Quinn e a Quinn e o Puck :') São relacionamentos que na série se desencadeiam rapidamente na série, mas acho que com o livro tudo ficará mais 'calmo' hieaehia
Além do que, já amamos todos os personagens e sabemos bem o jeito que eles são! Mesmo que agora nós já o vemos mais maduros na segunda temporada, será bom lembrar aqueles personagens mega excluídos da McKinley! hieahia
Ok, sou fã e espero ler o livro e amar mais ainda... Possível?

Flávia Finêncio disse... [Responder comentário]

Ai eu preciso muito ler esse livro.
Sou muito fã da série, e estou cada vez mais apaixonada pela série.
Adorei a resenha, estou com mais vontade ainda de ter o livro.

Dry Santos disse... [Responder comentário]

Glee está na lista de séries para ver! Preciso arrumar mais um tempinho para começar a ver :)
Adorei a resenha e me deixou com vontade de ler *-*

beijinhos :*

Rafa disse... [Responder comentário]

adorei a resenha Rê.... apesar de que adoro a serie.. os livros sobre o mesmo nem sempre me emocionam pq parece ser tipo um spoiler pq ja sei do q vai falar.. mas eu adorei a capa... e como fã de glee eu nao posso deixar de comentar aq pra ganhar o livro q qro mtmtmmtmt bjim

Unknown disse... [Responder comentário]

ai eu amooooooo glee, mas nao sei se leria o livro hm/
nao sei, mas acho que prefiro continuar só com a série
PS: odeio a rachel pra sempre menina insuportável!!
kkkkk

beijos
camila blog cabelos ao vento

Malu Franklin disse... [Responder comentário]

Nunca acompanhei a série, mas porque não tive oportunidade. O livro me parece ser muito legal, e talvez ele me faça ficar mais interessada na série, já que é esse seu objetivo.

Thomas Deyvson disse... [Responder comentário]

Acho que o Ryan fez um bom trabalho neste livro.
Tô muito ansioso pra conferir. :P

Joana Sabino disse... [Responder comentário]

EU AMO GLEE! E aposto que pelo livro as coisas são mais bem explicadas... não sei porque...
Eu acompanho a serie e amo os personagens, o enredo e as músicas. É umas das melhores atualmente.
Sua resenha ficou ótima e me deixou curiosa para ler o livro. beijos

Aruanda disse... [Responder comentário]

Se a série já é incrível, imagino o livro.
Tô na torcida para ganhar.

Unknown disse... [Responder comentário]

bEM,EU TOU COM BIRRA DE ADAPTAÇÕES DEPOIS QUE LI DIÁRIOS DE STEFAN 1 EU QUERIA LER ESSE LIVRO MAS NÃO SEI SE VALE APENA VC ESCREVE BEM TALVEZ EU LEIA

Driza disse... [Responder comentário]

Em csa todo mundo acompanha a série. Eu adoro o Kurt cantando e minha filha adora o estilo da Brittany, pena ela ser pouco citada no livro.
Mas mesmo assim adorei a dica do livro, todo mundo lá em casa quer lê-lo.

bjss

Driza

Adriana disse... [Responder comentário]

Oi Re! Eu assisto a série com a minha filha, e gosto muito, pelo que vi na resenha, o livro se mantêm fiel a série e isso já é um ponto bom! Espero poder ler esse livro o mais breve possível! Parabéns pela resenha impecável! Bjo!

Cia do Leitor disse... [Responder comentário]

Ainda não assisti a série, porém, após ler sua resenha ficou claro que o livro pode ser tão bom quanto a série.
Sim, quero ver e claro, quero ler!!!
Onde há canção há dedicação e amor e onde ambos há harmonia!!

Gree, me espere que te leio.
Parabéns pela ótima resenha.

Nizete, Cia do Leitor

Claudia F. disse... [Responder comentário]

Já ouvi falar sobre a série e claro, principalmente agora que a Globo tá transmitindo, mas como não gosto dessas "traduções brasileiras" não assisto. Na sua resenha deu pra perceber que parece sim interessante, por abordar e caracterizar bem os personagens, pela história e tudo. No começo até parece meio clichê, que o popular e a menina 'desconhecida' se apaixonam e tal, mas com essa resenha fiquei até com vontade de ler, quem sabe né.

Lucas de Freitas Pereira disse... [Responder comentário]

eu gosto da serie principalmente que esta passando na globo mais eu não gosto da dublagem brasileira a resenha esta me deixando babando para ler uma pessoa popular se apaixona por uma desconhecida isso deixa aquela coisa não sei explica .

Camila Pankievicz disse... [Responder comentário]

Já ouvi falar muito da série!
To louca para ler o livro!
bjs

Suca Fonseca disse... [Responder comentário]

Bah estou super afim de ler este livro, sou super fan da série, adorei sua resenha, parabéns!
Beijocas!!!

Carregando... disse... [Responder comentário]

adorei a resenha *-*
eu amo glee
Como minha internet ñ ajuda eu tenho q assistir na tv
=/
mas sou fã da serie e to louca pra ler

Paula C. disse... [Responder comentário]

Glee é tudo de bom, me apaixonei de cara! Ultimamente eu não tenho tido tempo de assistir... =/ Mas enfim, eu adoraria poder ler esse livro!

Andressa Bernardes disse... [Responder comentário]

Adaptações da Tv para livro normalmente não me deixam feliz =O, porém Glee parece ser um livro bom \o\

Adoro Glee então vou aproveitar..

Simples assim disse... [Responder comentário]

Fiquei muito curiosa pra ler esse livro, a serie é maravilhosa. Com certeza deve ser uma sensação indescritível ler um livro que fala sobre sua serie de TV favorita mesmo quando a gente já conhece a serie e já sabe como e quando vai acontecer, o livro acaba se tornando especial, pois deve ser interessante imaginar e criar algumas cenas principalmente as que não são descritas com detalhes na TV. Esse livro é muito convidativo e me parece ser muito especial, pelo que li aqui no blog vou ficar muito feliz se ganhar quero muito esse livro, vou ler com todo prazer do mundo :)

Geovanna Ferreira disse... [Responder comentário]

EU estou louca para ler, e concordo com o primeiro comentário, as vezes é uma atitude é arriscada, mas não, GLee é muuito bom então não dá erro... para fãs como eu é quase um artigo de luxo...doida para ter!

pri disse... [Responder comentário]

Não assisti a série, mas fala bem na linguagem jovial, o que faz com que desperte ainda mais minha curiosidade.

juliana disse... [Responder comentário]

gosto da serie glee
e o livro deve ser muito legal como a serie
eu quero ler com certeza

NathyPookye disse... [Responder comentário]

Eu Amo a serie Glee! qndo vi q iam lançar o livro fiquei louca!! Amei essa frase : " Ele era parte de alguma coisa, não apenas uma peça de um quebra-cabeça que não se encaixava em lugar nenhum. Lá, ele era normal. – O Glee é a melhor parte do meu dia.”
O livro parece ser fantasticoo!

Caarolis' disse... [Responder comentário]

Amo Glee. Antes de começar a ver a série nem dava nada pra série, mas depois. Agora que terminou, só me resta a ansiedade pra ler o livro e pra chegar setembro, estreia da 3ª temporada. O livro deve ser maravilhoso! A resenha me deixou com mais vontade ainda de ler!

NikaSanc disse... [Responder comentário]

Eu assisti a apenas um episódio da série, mas isso não significa que não tenha sido o suficiente para que eu me apaixonasse.
Juntando o útil ao agradável, QUERO MUUUUITO esse livro!!! hahaha

Nós todas! disse... [Responder comentário]

Conheci Glee a pouco tempo e já AMEI!! Minha amiga me emprestou o DVD da primeira temporada, e agora eu tô simplesmente LOUCA pra ler esse livro!

Carol disse... [Responder comentário]

Só vi uns 4 episodios da série, mas já viciei! Dei uma lida nesse livro na livraria e AMEI! Nunca ganhei nenhuma promoção - snif! - espero que eu esteja com sorte dessa vez!

victor disse... [Responder comentário]

achei demais eles fazerem um livro, quero muito leer, sua resenha só me deixou mais ansioso (:

Anônimo disse... [Responder comentário]

vo fala a verdade por min o livro de glee tinha tudo pra ser muito chato mas num dia especial de sabado acordei liguei a tv e tava passando oq? logico q era glee a serie
começei a assitir a serie e fiquei simplesmente apaixonada !!!
depois li a resenha do livro e deve ser muito bom pq a serei e otima e espero q ele seja igualmente viciante
pq a historia é sensacional!!!
:D

Bruno disse... [Responder comentário]

Adoro a série e sera muito interessante saber um pouco mais sobre a vida dosp ersonagens antes do inicio da serie... Vijaar no mundo deles e descobrir suas caracteristicas anterior ao sucesso da Tv...

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo