Um Sonho A Mais – Nanda Meireles

 

 

“Eu tinha um sonho e toda minha vida planejada de forma a não falhar. Tinha um bom amigo que entendia minhas necessidades e nunca havia me decepcionado. Até que conheci alguém, apaixonei-me por esse alguém e acreditei firmemente em tudo o que dizia.

Decepcionei-me.

Isso é aceitável, faz parte da vida. Claro que isso é na teoria, a prática é bem diferente.”

Um Sonho A Mais, página 55

 

 

Fabiana tinha toda a sua vida planejada, seus objetivos, projetos e metas prontos para serem executados. Ela tinha previsto a sua longa jornada até o sucesso, cruzando por muito estudo, uma carreira bem embasada e a tão desejada felicidade. Ela só não esperava ele e muito menos descobrir nisso tudo, algo a mais. Quando a vida foge do caminho desejado, ela pode te surpreender e mostrar, que quando menos se espera, surge na estrada Um Sonho A Mais pra te fazer feliz!

 

Fabiana Andrade é uma adolescente prestes há completar 17 anos. De vida humilde, Fabi mora sozinha com sua mãe, uma costureira de mão cheia, após ter sido abandonada por seu pai. Ela está no último ano do Ensino Médio, pronta para prestar o tão sonhado vestibular para Administração, ao qual dedicou muitas horas de estudos nos últimos anos. Com a saída de seu melhor amigo Dinho do Colégio Estadual Arabella, Fabi espera passar o último semestre o mais sozinha e deslocada possível, mas a chegada de uma estudante nova faz tudo mudar. A recente amizade com Mel alegra Fabi, mas é no irmão da amiga que ela encontra algo a mais. O charmoso Dane resolve se juntar a irmã e estudar no Arabella, com o intuito de observar de perto a irmã, mesmo sendo Fabi quem receba grande parte dos seus olhares.

 

Num romance onde amizades são postas a prova e o tempo mostra quem realmente são os amigos, Fabi irá descobrir o amor, a dor e a decepção, mas no final de tudo, ela terá Um Sonho A Mais pelo qual viver e lutar.

 

 

“Dessa vez eu o beijei. Não podia deixá-lo falando daquelas coisas comigo porque senão ele perceberia a verdade que eu lutava para não aparecer. Qual verdade? Que eu estava por um fio de jogar todos os meus sonhos, planos ou qualquer coisa que não fosse ele para o ar. Ele não era só mais um sonho na minha vida. Dane passou a ser a minha vida.”

Um Sonho A Mais, página 72

 

 

Se tem um livro que faz parte da história do Guria este livro é Um Sonho A Mais. Muito antes do blog nascer, já acompanhava o trabalho da Nanda Meireles como autora, e toda a divulgação maciça que fazia com seu manuscrito, por que afinal, naquela época, USM era o sonho a mais que muitos blogs e leitores tinham de ver estampado na vitrine de sua livraria preferida. E foi acompanhando esta batalha, em que cada dia, cada nova resenha, cada novo leitor e cada novo carinho para com esta linda história, foi que conheci a Nanda e foi assim que construímos uma amizade. Sem contar o apoio, a força para tornar USM um sonho real e tudo mais que pudesse ajudar a Nanda. Teve Prateleira Nacional (leia aqui) com ela... e muitas outras divulgações. Quando ela me procurou, me oferecendo o manuscrito de USM para ler, fiquei totalmente empolgada. Foi uma honra!

 

Como deu pra perceber, USM é uma história muito querida por mim, mas por mais que tivesse acesso a quotes, prólogo e ao capítulo um do livro, nada poderia ter me preparado para ele. Um Sonho a Mais é um lindo romance, onde as emoções intensas da adolescência se perdem em meio ao medo, as intrigas, os planos e a imensa vontade de ser feliz hoje, neste exato minuto. É um romance teen, de fácil leitura e entendimento, que quando você menos espera, não consegue parar de ler. Apaixonante, envolvente e emocionante... um típico sonho a mais que você gostaria de ter em sua vida.

 

Nanda Meireles conseguiu criar uma paixão adolescente de extremos. Fabiana (Fabi), a protagonista, é uma menina pobre, batalhadora, inteligente, mas muito ingênua, que crê na boa vontade e no coração ‘puro’ das pessoas. Daniel ou Dane é o garoto popular, lindo e simpático, que conquista a todos com seu jeito sedutor e seu ar de rebelde. Enquanto Fabi sabe tudo o que quer da vida, Dane ainda enfrenta as dores da perda recente de seu pai, e as dificuldades de não saber que rumo tomar. Quando a beleza incondicional de Dane afeta Fabi, toda a sua simples rotina – casa, escola, estudos – muda por causa dele, e entre brigas, cenas de ciúmes e encontros furados, começa a surgir um lindo romance. A complementariedade dos personagens, mesmo com tantas diferenças entre si, prova que os opostos realmente se atraem e que ainda, se fazem muito felizes!

 

O ponto alto da história está no romance de Fabi e Dane, mas é o Dinho (Adriano) que rouba a cena e ofusca o ‘mel’ dos dois. Dinho era o melhor amigo de Fabi, um amigo ursão – pelo seu tamanho monstruoso – e extremamente apaixonado por ela. Após sua saída do colégio, Fabi acaba esquecendo-o, e aproveita a chegada dos novos alunos – Dane e Mel – para acabar com a imagem de namoradinhos dos dois. Com o retorno de Dinho ao Anabella, muita confusão, ciúmes e decepções, em todos os níveis, surgem, e paira a pergunta sobre Fabi: até que ponto realmente conhecemos as pessoas? Vemos a realidade ou só aquilo que queremos enxergar? Fabi tem muitas dúvidas e receios, dores de amor e amizade, mas precisa descobrir a verdade... só que isso, pode ser tarde demais.

 

 

“- Mas eu preciso saber, eu posso ser incluído nos teus sonhos? – eu dei de ombros aparentando indiferença, mas em meus olhos ele pôde ter a certeza de todo meu amor.

- Um sonho a mais não pode fazer mal.”

Um Sonho a Mais, página 72

 

 

Além do trio principal – Dane, Fabi e Dinho -, a história conta com personagens bem engraçados e marcantes. Atenção especial para fofíssima Mel, irmã de Dane e amiga incondicional de Fabi, mas especialmente para a mãe de Fabi, dona Mara, uma personagem inteligentíssima, com grandes tiradas, um humor único e a imagem perfeita de que ‘praga de mãe sempre pega’ e ‘mãe tem sempre razão’.

 

Um Sonho a Mais foi uma leitura incrível. Devorei o livro num final de tarde de domingo e fiquei com aquela frustração de “ah, já acabou?”. É uma leitura gostosa, tranquila, mas que por ser muito próxima da realidade – por ser um amor adolescente intenso e logo, decepcionante – acaba tocando o leitor por estas emoções tão nítidas e conhecidas, porque convenhamos, quem nunca amou antes e sofreu uma grande desilusão?! Esse é um dos fatores que fazem USM ser tão encantador, sem contar a escrita ritmada e sonhadora de Nanda Meireles, que transpassa os sonhos e emoções dos personagens, sem perder o humor e o mistério a cerca do desenrolar da história, fazendo com que o leitor fique preso ao livro até a última frase. USM tem de tudo: amor, choros, alegrias, renovações dos personagens, sentimentos conflitantes, descoberta do caráter, erros e acertos... mas a imensa vontade de mudar e melhorar, de se descobrir. Nanda conseguiu desenvolver a história sem entregar o seu desfecho, até porque, uma hora eu torcia pro Dane, outra pro Dinho, depois pro Dane de novo... enquanto intercalava ciclos de ódio profundo pelos mesmos rsrs. Então já viu né? Você não sabe quem é o mocinho e quem é o vilão, logo torce pros dois de acordo com o momento (mas o Dane continua sendo meu preferido!!).

 

Apesar da ingenuidade de Fabi (ou, como dizia sua mãe, os momentos de jumento dela), o romance se desenvolve muito bem, e ela acaba sendo uma protagonista fofa, mesmo que um tanto quanto cega. Para mim, USM é puro charme (e sensualidade) de Dane, ele que dá o tom certo ao romance e rege os acontecimentos do livro, contando com o humor insaciável da mãe de Fabi. Tenho certeza que este romance irá encantar muitos leitores, da mesma forma que me encantou, e saber que ele está finalmente ganhando forma, me deixa muito feliz. A Nanda dividiu este sonho dela com muitas pessoas, inclusive comigo, e eu já me sinto parte dele. O livro está para ser publicado pela Editora Multifoco nos próximos meses, então já vai se preparando para abraçar de vez este sonho que virou real. E por favor, Nandinha, me diz que terá uma continuação desta história, porque com aquele final, fiquei com o coração na mão... preciso saber mais!!! *ah sim, dica de final surpreendente!*

 

Um Sonho a Mais não custa nada e faz a vida mais feliz e completa. Este sonho me conquistou, me cativou e me fez sonhar com algo parecido. Então, se você procura um romance lindo, com tudo que tem direito, desvende este sonho e descubra que na vida Um Sonho a Mais faz muito bem!

 

 

 

 

71058_216169690840_6480306_q      blogger logo 

 

 

Título Original: Um Sonho A Mais

Autora: Nanda Meireles

Ano de Lançamento: 2009

Número de Páginas: 74 páginas

Editora: Multifoco

Sinopse: Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos, criada pela mãe costureira, abandonada pelo pai ainda muito pequena, sentiu na pele a dificuldade de uma vida mal planejada ou levada pelo acaso. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha.

Na escola só tem um amigo, Dinho, um jovem rebelde capaz de criar caos por onde passa e mesmo assim ser visto com bons olhos por Fabi. Mas no meio do último ano do segundo grau, uma das peripécias de Dinho acarreta em uma grave suspensão. Sua mãe, preocupada, decide afastá-lo de quem julga ser a culpada pelas atitudes de seu filho, a própria Fabi.

Então o segundo semestre começa. Fabi não tem mais a companhia de seu único amigo, seu paquera passa as férias em outra cidade enquanto ela fica trancada em casa por conta do mês mais chuvoso de sua jovem vida. Com certeza não era nada animador, mas tudo na vida de Fabi estava prestes a mudar.

Melissa e Daniel são irmãos, ela tem 17 e ele 18 anos, mas por causa de uma época meio rebelde, ambos estão no mesmo ano colegial. Provenientes de uma família da classe média alta, os irmãos enfrentam a dura perda do pai, um advogado bem sucedido. A mãe decide ir morar por uns tempos com um parente em busca de apoio e coloca Mel na escola mais perto, uma pública.

A amizade de Mel e Fabi é instantânea, assim como a atração entre ela e Dane. Depois de uma enrolada e quase cômica fase de conquista, Fabi aceita namorar-não-namorando. Afinal, as provas para as universidades exigiam sua total atenção.

Muitas confusões acontecem antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor, mas nada será fácil já que Dinho retorna à escola e encontra sua paixão reprimida nos braços de outro.

Intrigas, ciúmes, armações, desilusões e escolhas surpreendentes apaixonarão cada jovem leitor que ousar embarcar nas emoções de “Um sonho a mais”.

Minha Avaliação:

«««««

12 comentários:

Du disse... [Responder comentário]

Fico um tempo sem te visitar, mas não importa quanto tempo passe sempre tem uma boa resenha.

Rê, adoro teu trabalho! O livro é tão bom como a resenha faz parecer?

vou marcar e ler nas férias

abraço
bjo

Nine Stecanella disse... [Responder comentário]

Rê!

Adoro romances, embora minha fase não seja essa. Gostei da maneira sincera de como você conduziu a resenha. Falando da tua relação com o livro e a Nanda. Como disse, não é algo pro meu momento atual, mas quem sabe, pra daqui um tempo.


Beijo!

Nanda Meireles disse... [Responder comentário]

Rê, o que posso dizer para que entenda como sua resenha me emocionou?

Desde que iniciei essa jornada de divulgação, você sempre esteve ao meu lado, incentivando e torcendo. Eu aguardava ansiosa a sua opinião de amiga e sabia, em meu coração, que sua resenha aqui no guria seria única.

Obrigada por tudo.
Pela amizade, pela torcida e pela linda resenha.

P.S: bem, poucas pessoas sabem disso, mas há, sim, um USM volume 2, afinal, o sonho continua, verdade? =D

Beijos, Rê!

Nanda disse... [Responder comentário]

Nossa, que ótima resenha Rê *-* adorei! Fiquei com muita água na boca de ler esse livro, fico boba em como os autores nacionais de hoje fazem livros que me deixam assim doidinha pra comprar e devorar, em comparação com os clássicos que me desanimo totalmente, rs. Eu tenho certeza que Um sonho a mais vai fazer parte da minha estante alguma hora, porque fiquei com muita vontade mesmo de ler :DDDD mtmttmtmt!
ótima resenha! Adoro livros assim e fiquei feliz de saber que a Fabi não é uma mocinha chata como as que tenho lido, kkkkk!

Beijos!

Mariska disse... [Responder comentário]

Não gosto muito de romances, mas fiquei muito curiosa com história.
Sua resenha parece muito passional e transmite um forte sentimento pelo livro.
Parabéns a Nanda Meireles, é sempre motivo de orgulho ler uma resenha de livro nacional.
E parabéns a você Rê, pelo apoio e divulgação aos novos escritores nacionais.
Bj
@Mariskal

Mireliinha disse... [Responder comentário]

Oie Rê!
Mais uma resenha magnífica...
USM é muito lindo não é?! Eu me emocionei bastante com o livro :)
A história é doce!

Não vejo a hora de ler a continuação huahsuahsuahs :P

:*

Guto Fernandes disse... [Responder comentário]

Amorrrrrrr que resenha é essa... Ficou ótima! (E esse elogio vindo de alguém que não lê romances de maneira alguma é um baita elogio rsrs)

Gostei muito de como vc expôs a história do livro, sem revelar mais detalhes do que o suficiente para deixar o leitor ansioso, e como seu texto foi apaixonado, demonstrando muito do que você sentiu ao ler e do que a autora ao escrever.

Bem para finalizar esse breve comentário, já que romances não são a minha praia rs, devo dizer que a escolha do nome para o livro e o tema cairam perfeitamente bem. Consegue retratar muito bem o que se passa na história além de ser muito profundo.

E agora é torcer para que esse sonho alcance ainda mais leitores pelo país afora. Muito sucesso a autora e para a minha Rê, é claro <3.

P.S. Só uma coisinha antes de partir... eu não preciso de um sonho a mais quando a melhor realidade da minha vida é ter essa guria linda comigo. <3

P.S.¹ Te adoro muito meu amor!!!

Vivian disse... [Responder comentário]

Lendo a resenha vi que esse livro é realmente bom, chega de fantasias parece tão real, o nome é tão fofo e fala tanto sobre os livros, quero muito o livro e vou deixar na minha listinha Hein, parabéns pela resenha!

Anônimo disse... [Responder comentário]

sabe que até então não tinha tido aquela vontade de ler, em grande parte pela capa que não gostei =x
mas lendo a resenha, fiquei pensando na Fabi, e não pude deixar de me identificar com ela... o livro parece ser muito bom mesmo, agora sim posso dizer que fiquei interessada!!!

ps: agora notei que a resenha passou desapercebida, tinha comentado em todos os outros posts hahahah #fail
pps: quero saber o destino de Fabiiiiiii =~

beijos
bibs

Laís Moni disse... [Responder comentário]

Olá,

Mais uma ótima resenha aqui no Guria!
Ficou realmente muito, muito boa!
Eu vou parar de ler as resenhas daqui, pq sempre que eu leio fico com vontade de ler!haahaha
Espero ansiosa pelo lançamento de USM!

Miin Trindade disse... [Responder comentário]

Tem cara de livro que faz a gente chorar, mas é fofo e meigo ao mesmo tempo... Ai ai, sis, vc tem que parar de aumentar minha lista de must reads! Q maldade kkkkkkkk
Beeeeeijos

Angel Purple® disse... [Responder comentário]

Fiquei morrendo de vontade de ler =)
Adorei sua resenha,agora tenho mais um livro para colocar na minha estante =)

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo