Prateleira Nacional # 02


Inspirado na popular série americana America’s got talent, a nova seção do Guria apresentará os novos talentos brasileiros no campo da literatura. A cada edição um novo autor/ autora terá suas obras apresentadas, bem como o seu perfil e sua carreira literária. Valorize a literatura nacional conhecendo seus autores. Prestigie você também o talento brasileiro!

No novo post da PN, tenho o prazer de apresentar Nanda Meireles, autora de Um Sonho a Mais!


Título: Um Sonho a Mais
Autora: Fernanda Fernandes de Meireles
Editora: Indefinida
Sinopse: Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos, criada pela mãe costureira, abandona pelo pai ainda muito pequena, sentiu na pele a dificuldade de uma vida mal planejada ou levada pelo acaso. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha.

Na escola só tem um amigo, Dinho, um jovem rebelde capaz de criar caos por onde passa e mesmo assim ser visto com bons olhos por Fabi. Mas no meio do último ano do segundo grau uma das peripécias de Dinho acarreta em uma grave suspensão, sua mãe, preocupada, decide afastá-lo de quem julga ser a culpada pelas atitudes de seu filho, a própria Fabi.
Então o segundo semestre começa. Fabi não tem mais a companhia de seu único amigo, seu paquera passa as férias em outra cidade enquanto ela fica trancada em casa por conta do mês mais chuvoso de sua jovem vida, com certeza não era nada animador, mas tudo na vida de Fabi estava prestes a mudar.
Melissa e Daniel são irmãos, ela tem 17 e ele 18 anos, mas por causa de uma época meio rebelde, ambos estão no mesmo ano colegial. Provenientes de família da classe média alta, os irmãos enfrentam a dura perda do pai, um advogado bem sucedido. A mãe decide ir morar por uns tempos com um parente em busca de apoio e coloca Mel na escola mais perto, uma pública.
O rapaz ainda fica matriculado na antiga escola, mesmo sendo em outra cidade, porque já possui carteira e um carro popular.
A amizade de Mel e Fabi é instantânea, assim como a atração entre ela e Dane. Depois de uma enrolada e quase cômica fase de conquista, Fabi aceita namorar não namorando. Afinal, as provas para as universidades exigiam sua total atenção.
Muitas confusões acontecem antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor, mas nada será fácil já que Dinho retorna a escola e encontra sua paixão reprimida nos braços de outro.
Intrigas, ciúmes, armações, desilusões e escolhas surpreendentes apaixonarão cada jovem leitor que ousar embarcar nas emoções de “Um sonho a mais”.


Quem não possui “Um Sonho a Mais”? Com esse título intrigante, a simpática e alegre Nanda Meireles nos apresenta seu romance de estreia na literatura nacional, e uma nova promessa de sucesso entre os jovens ávidos de romance. Um livro ainda sem publicação, mas que já cativou um grande número de leitores. Descubra mais sobre Nanda Meireles e USM e apaixone-se também por essa linda história de amor!


1.  Quem é Nanda Meireles e o que a inspira?
Sou carioca, casada, tenho 26 anos e duas filhas lindinhas e super bagunceiras de 4 anos. Gosto de ler e ainda mais de escrever. Acredito que toda inspiração que rende bons frutos são presentes de Deus e as idéias surgem de onde menos espero: De um livro que estava louca para ler e me decepcionei, de uma cena romântica que assisto na TV, de uma música... Por aí vai.

2. Quando surgiu a ideia de escrever? Como você tomou essa decisão?
Passei boa parte da minha juventude na biblioteca da escola, lá conheci autores como Pedro Bandeira e comecei a ter vontade de criar meus próprios personagens. Mas nunca havia conseguido ir além de duas páginas. Passei muito anos afastada dos livros e há dois anos reencontrei-me com esse antigo amor, a vontade esquecida de escrever se tornou uma necessidade e dessa vez consegui ir além das primeiras páginas.

3. O que é ser escritor para você? Qual a melhor e a pior parte desse trabalho?
Ser escritor para mim é ter a capacidade de criar um mundo novo, elaborar personagens que cativam e envolvem o leitor.  Adoro a sensação de terminar uma obra. Ver páginas e mais páginas de uma idéia que saiu da minha imaginação, reler trechos e pensar: nossa, eu nem me lembrava dessa parte! Hum... O pior? Acredito que a parte mais difícil até agora tenha sido manobrar minha própria ansiedade para ver o desfecho desse sonho.

4. Você se inspirou em algum autor, personagem ou livro quando iniciou sua carreira? Se sim, em quem e por quê?
Costumo dizer que Pedro Bandeira e Meg Cabot são meus autores preferidos, gosto do gênero e da maneira que escrevem. Não tenho um personagem especial, gosto apenas dos que evoluem no decorrer da estória.

5. Como foi a ideia de criar um romance adolescente? Porque um triângulo amoroso?
Sempre gostei de ler sobre o primeiro amor e me divertir com as cenas de ciúmes. Tudo o que eu sabia, ao sentar na frente do computador, era que uma jovem estudante teria seus planos para depois da escola ameaçados por um inesperado e arrebatador amor. O desenrolar da história veio linha após linha.

6. Como se encontra o processo para publicação de “Um Sonho a Mais”? É muito difícil publicar um livro?
Algumas pessoas podem se chocar com o que vou dizer, mas não acho difícil publicar um livro. Sério. Hoje em dia há muitas maneiras de se fazer isso, tudo depende das suas expectativas. Há a publicação independente, sob demanda, em e-book, através de apoio ou patrocínio... Eu ainda espero algumas respostas de editoras tradicionais, mas recebi propostas interessantes de editoras sob demanda. Só posso dizer que se Deus assim permitir, em breve USM estará nas livrarias.

7. O que podemos esperar de Fabi, Dane e Adriano?
Ah... Podem esperar por confusões divertidas. Algumas pessoas se identificarão com a responsabilidade precoce da Fabi ou com a paixão e insegurança do Dane, já outras ficarão com raiva ou pena de Adriano. Espero que possam entender o que quero passar e se divirtam no processo.

8. USM nem foi lançado e já tem inúmeros leitores ansiosos por lê-lo. Os meios atuais, como blogs e redes sociais contribuem, em sua opinião, para o trabalho dos novos autores? Como você encara toda a repercussão que USM está tendo?
Os Blogs têm sido sim, uma grande vitrine da revolução literária no Brasil. Eu só tenho a agradecer a todos os Blogs parceiros que tem apresentado USM para os futuros leitores e possíveis editoras.

9. Como você enxerga o mercado editorial brasileiro? Você acredita que os jovens estão lendo mais ou as divulgações despertam o interesse dos leitores para determinados títulos?
Eu acredito que atualmente existe uma tremenda variedade e alta qualidade entre nossos novos autores, é isso que está chamando a atenção tanto dos leitores como das editoras.

10. Como está sendo a sua relação com os leitores? Como é receber críticas e apoio de um livro ainda não publicado?
É maravilhoso! Essa espera teria sido tenebrosa sem a opinião dos leitores. Por hora, só tenho enviado o manuscrito para alguns Blogs e faço questão de atentar para as críticas e elogios. Uso os elogios para me dar gás e prosseguir e as críticas para me aprimorar e crescer.

11. Se você pudesse ter sua vida transportada para um livro, que livro seria e por quê?
Engraçado, mas quando termino de ler um bom livro, sempre me pego pensando no que faria se entrasse bem no meio da estória. =) Loucura, né? Algumas vezes me coloco no lugar da mocinha, em outras penso em ser eu mesma e sair desmascarando os vilões... Mas fico feliz em abrir meus olhos e estar dentro da minha própria história e não saber o quando ou como será o final. Confio no Autor da minha vida.

12. Como são os personagens fictícios para você? Você os constrói a partir de pessoas reais? Você se enxerga a partir deles? Afinal, como é sua composição literária?
Não sei bem, costumo observar muito o ser humano. Algumas características que admiro tento passar aos meus personagens, quando estão “prontos” na minha concepção, sempre analiso cada situação escrita pelo ponto de vista deles. É como se tomassem vida e eu tivesse que me perguntar o que eles fariam naquela situação se fossem reais.

13. E para o futuro, podemos esperar um novo projeto?
Com certeza, preciso continuar escrevendo. Já tenho outro romance juvenil pronto e terminei há algumas semanas um romance que segue uma linha um pouco diferente. Logo poderei dar maiores informações. ;D

14. Qual é o seu sonho a mais?
Meu sonho hoje é ver USM disponível para todos que venham se interessar a lê-lo e ter mais tempo e tranquilidade para continuar escrevendo.

Proseando...
« Literatura é uma viagem para o mundo da fantasia
« Quando escrevo me realizo
« As palavras são o meio da minha alma se expressar
« O que mais me inspira o amor
« O que me distrai o sono
« O que mais amo Deus e minha família
« Livros são meu lazer 
« Na minha cabeceira meu MP3
« Na minha estante um novo livro
« Estou folheando Pobre não tem sorte
« Quero ler Calafrio
« Quero na minha estante A coleção completa do Percy Jackson
« Admiro as palavras de: Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos – Albert Einstein
« Curto o gênero literário romance, sobrenatural, comédia... 
« Sou fã admiro os que lutam e sabem quando/se é preciso mudar a estratégia
« Um livro Nem uma hora Comigo?
« Um personagem Rob da série 1-800 da Meg Cabot (Acho que por ter lido sobre ele recentemente, foi o primeiro em quem pensei) rs
« Me marcou a chegada das gêmeas ...
« Indico crie tempo para realmente aproveitar a vida 
« Meu maior sonho é ver minhas filhas crescerem repletas de saúde, amor e paz 
« Está nos meus planos viajar pelo Brasil a fora 
« Um sonho a mais é para mim um pedaço de mim, feito com carinho e amor, desejo vê-lo encantando os leitores e seguindo seu curso, seja ele qual for 

Aproveite o espaço para dizer o que você deseja aos seus leitores:
Eu só quero agradecer a todos pelo carinho, por acreditarem nesse sonho e pela paciência de aguardarem comigo as boas notícias que chegarão em breve, nunca deixarei de acreditar nisso.
Um forte abraço a todos. 
Nanda

Confira o book trailer de USM:




Você também pode conhecer mais sobre USM, adicionando o livro no Skoob e no Twitter oficial do livro, ou passando no Blog da Nanda! Vamos torcer por essa publicação!

Obrigada a Nanda, pelo carinho e atenção, e pela oportunidade de me deixar fazer parte de USM, de uma forma singela, mas muito especial! Porque, afinal, eu também quero ter um sonho a mais!

7 comentários:

Nanda Meireles disse... [Responder comentário]

Ah Rê...
Eu que agradeço a você por todo o carinho e apoio.
Pode ter certeza que você já faz parte desse sonho e que em breve (muito mesmo rs) divulgaremos juntas a grande notícia do lançamento de USM por uma boa editora.
Um grande beijo e muito obrigada por tudo. S2

Larissa disse... [Responder comentário]

Renata, você foi selecionada para a Blog Tour de Toda Garota Quer. Hoje é o último dia pra confirmar sua participação, então, se está mesmo afim, cheque sua caixa de emails e SPAM. se não recebeu meu e-mail, mande seu nome e endereço pra lady_lara_lee@hotmail.com junto com o button/banner/link do seu blog e um OK para as regras! mande até a meia noite de hoje, ok? beijocas!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adorei, saber de mais uma autora brasileira, estou torcendo pela Nanda e por USM...vou visitá-la em todas as redes sociais...

Rê, estou encantada com seu blog, parabéns!!!

Marcia Pimentel disse... [Responder comentário]

Eu achei otima a entrevista Rê... foram otimas as perguntas... agora sabemos mais sobre essa autora maravilhosa que é a Nanda... e ficamos sabendo mais sobre o livro Um Sonho a Mais... e agora fico mais ainda com vontade de saber o que vai acontecer com esse triangulo... se vc me permitir gostaria de colocar o link dessa entrevista no meu blog... beijos.

Ká Guimarães - Mk Design e Arte disse... [Responder comentário]

Adoro a Nanda, e a entrevista ficou linda, eu quero Um sonho a mais, estou roendo as unhas ashuaush bjksassssssss

Ana Elisa disse... [Responder comentário]

A Nanda está ficando famosa!!! Eu já li USM e amei, todos merecem ter a oportunidade de lê-lo. Espero que o livro seja publicado por uma editora maravilhosa!

Fernanda Assis disse... [Responder comentário]

Ei Rê,

Não tinha lido ainda esta entrevista, amei. O proseando é legal demais, adoro ^^

Adorei conhecer mais sobre a autora e o livro árece ser tão fofo, eu quero ler :)

bjo

Postar um comentário

 
Guria que lê © 2010 | Desenvolvido por Chica Blogger | Voltar para o topo